Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Von Der Leyen anuncia apoio financeiro da UE para usina de hidrogênio verde no Piauí

    Presidente da Comissão Europeia disse que projeto da empresa croata Green Energy Park deve começar no fim de 2024

    Daniel Rittnerda CNN Brasília

    A União Europeia anunciou nesta terça-feira (21) o compromisso de apoiar financeiramente a construção de uma usina de hidrogênio verde no litoral do Piauí.

    O projeto será erguido em Parnaíba e as obras devem começar no fim de 2024, com uma previsão de dois anos para o início das operações. Ele pertence à empresa croata Green Energy Park (GEP) e à Solatio, maior desenvolvedora de empreendimentos fotovoltaicos da América Latina, que já é dona do Complexo Janaúba (MG) — o maior parque de geração de energia solar no Brasil.

    O anúncio do apoio financeiro foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante participação na Semana Europeia do Hidrogênio, que ocorre em Bruxelas.

    “Esse novo parque de energia verde terá uma instalação de produção de 10 gigawatts (GW) de hidrogênio limpo e amônia. [O projeto no Piauí] faz parte de um investimento global de 2 bilhões na cadeia do hidrogênio no Brasil”, disse Von Der Leyen.

    O compromisso da UE surgiu em visita da comissária a Brasília, em junho, quando se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Von der Leyen citou o apoio de 2 bilhões de euros (mais de R$ 10 bilhões pela taxa de câmbio atual), mas sem especificar condições e projetos.

    A usina no Piauí terá sua produção escoada pelo porto de Luís Correia e chegará no porto de Krk, na Croácia, de onde seguirá para atender compradores industriais do sudeste da Europa.

    O hidrogênio é visto por muitos como o combustível do futuro, principalmente em sua versão sustentável (o chamado hidrogênio verde), cuja produção o Brasil tem chances de liderar globalmente.

    O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi um dos palestrantes no evento realizado em Bruxelas e destacou em suas redes sociais a importância do apoio europeu ao empreendimento.

    “Confirma toda a confiança da Europa no nosso projeto. Tudo isso é resultado de um novo momento que o Piauí vivencia que, sem dúvida, será de mais prosperidade, de mais desenvolvimento, repercutindo positivamente na geração de novas oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, afirmou Fonteles.

    Veja também: Oferta de energia renovável cresce para 49% no Brasil

    Tópicos