Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Victor Irajá: Agronegócio fica insatisfeito com Plano Safra e afastado de Fávaro

    Anúncio de taxas de juros amplia insatisfação da bancada ruralista com ministro da Agricultura, que não teria dialogado com o setor

    Da CNN , São Paulo

    O anúncio do Plano Safra nesta quarta-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou o desgaste entre a bancada ruralista e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Esta é a opinião do analista da CNN, Victor Irajá.

    A principal queixa do setor não envolve o volume de recursos disponibilizados, mas sim as taxas de juros consideradas elevadas para o financiamento da safra, pontuou Irajá durante o CNN Arena.

    De acordo com fontes ouvidas pelo analista, o setor e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reclamam que não foram devidamente consultados durante a elaboração do plano.

    Uma fonte chegou a comentar que o governo é “muito bom” em conversar, mas que a preocupação está no que é efetivamente publicado no Diário Oficial, muitas vezes sem o diálogo prévio esperado.

    Este episódio agravou a crise entre a bancada ruralista e Fávaro, pontuou Irajá, que já vinha enfrentando uma série de embates com o setor. Anteriormente, houve críticas ao ministro em relação ao leilão de arroz e à falta de interlocução com os parlamentares ligados ao agronegócio.

    Segundo o analista, a relação entre o ministro e a bancada ruralista já era difícil e não existente. Ele ressaltou que uma série de episódios, incluindo a falta de diálogo na consolidação do Plano Safra, aprofundaram essa crise e o afastamento.

    Irajá ressaltou que havia uma resistência prévia por parte de expoentes do agronegócio em relação à Lula. No entanto, os recentes embates com Fávaro pioraram ainda mais essa relação já complicada.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais

    (Publicado por Gabriel Bosa, da CNN Brasil)

    Tópicos