Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vendas em bares e restaurantes têm maior queda do ano em julho, aponta pesquisa

    Retração mensal aconteceu em todos os 24 estados analisados pela pesquisa, com destaque ao Rio Grande do Sul

    Carol Raciunascolaboração para a CNN

    Em julho, o volume de vendas em bares e restaurantes teve a maior queda do ano. Na comparação com o mês anterior, a diminuição chegou a 5,4%.

    O dado é resultado do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone, divulgado nesta terça-feira (20).

    Na comparação com o mesmo mês de 2023, a queda foi ainda maior, de 6,3%.

    A retração mensal aconteceu em todos os 24 estados analisados pela pesquisa. O destaque foi para o Rio Grande do Sul, que teve redução de 10,5% no volume de vendas.

    Em seguida, aparecem Paraíba e Rondônia, com queda de 8,6% e 8,4%, respectivamente.

    Na publicação dos dados, a Abrasel destaca que a queda pode ser explicada principalmente por junho ter melhor desempenho de vendas em decorrência das férias escolares e do Dia dos Namorados.

    “Após um primeiro semestre difícil, com queda acumulada de 2,1%, os dados de julho ampliam a tendência de queda do mês anterior e abrem o segundo semestre com sinal de cautela”, destaca o cientista de dados e pesquisador da StoneCo, Matheus Calvelli, responsável pelo levantamento.

    Tendo em vista que julho é um mês sem datas nacionais relevantes ao setor de bares e restaurantes, é necessário se atentar aos resultados dos próximos meses para verificar se a tendência de queda se mantém, conforme explica Calvalli.

    “Mas ainda assim temos boa expectativa para o segundo semestre, quando fatores como a queda no desemprego e o pagamento do décimo-terceiro salário pode trazer mais poder de compra à população”, completa.

    Abrasel: Inflação em bares e restaurantes é maior que a de insumos

    Tópicos