Vendas em bares e restaurantes têm maior queda do ano em julho, aponta pesquisa
Retração mensal aconteceu em todos os 24 estados analisados pela pesquisa, com destaque ao Rio Grande do Sul
Em julho, o volume de vendas em bares e restaurantes teve a maior queda do ano. Na comparação com o mês anterior, a diminuição chegou a 5,4%.
O dado é resultado do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone, divulgado nesta terça-feira (20).
Na comparação com o mesmo mês de 2023, a queda foi ainda maior, de 6,3%.
A retração mensal aconteceu em todos os 24 estados analisados pela pesquisa. O destaque foi para o Rio Grande do Sul, que teve redução de 10,5% no volume de vendas.
Em seguida, aparecem Paraíba e Rondônia, com queda de 8,6% e 8,4%, respectivamente.
Na publicação dos dados, a Abrasel destaca que a queda pode ser explicada principalmente por junho ter melhor desempenho de vendas em decorrência das férias escolares e do Dia dos Namorados.
“Após um primeiro semestre difícil, com queda acumulada de 2,1%, os dados de julho ampliam a tendência de queda do mês anterior e abrem o segundo semestre com sinal de cautela”, destaca o cientista de dados e pesquisador da StoneCo, Matheus Calvelli, responsável pelo levantamento.
Tendo em vista que julho é um mês sem datas nacionais relevantes ao setor de bares e restaurantes, é necessário se atentar aos resultados dos próximos meses para verificar se a tendência de queda se mantém, conforme explica Calvalli.
“Mas ainda assim temos boa expectativa para o segundo semestre, quando fatores como a queda no desemprego e o pagamento do décimo-terceiro salário pode trazer mais poder de compra à população”, completa.
Abrasel: Inflação em bares e restaurantes é maior que a de insumos