Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vendas de bares e restaurantes interrompem altas em abril e acendem alerta ao setor, diz pesquisa

    Segmento registrou baixa de 3,7% após dois meses positivos

    O preço dos alimentos e bebidas registraram um aumento de 0,70% em abril
    O preço dos alimentos e bebidas registraram um aumento de 0,70% em abril Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

    Marien Ramosda CNN*

    São Paulo

    O volume de vendas em bares e restaurantes caiu 3,7% no mês de abril, segundo o Índice de Atividade Econômica Abrasel, associação do setor, junto com a Stone. Na comparação anual, a redução foi de 5,9%, sinalizando um alerta para o setor, segundo empresa realizadora do levantamento.

    O resultado ocorre após o segmento registrar alta por dois meses seguidos.

    O maior recuo foi no estado de Roraima, com uma queda de 13,9%. Seguido do Pará e Amazonas, recuando 7,8% e 7,6%, respectivamente.

    Enquanto isso, aqueles que menos sentiram impacto das vendas no mês foram Rio de Janeiro (-1%), Minas Gerais (-1,5%) e Rondônia (-2,1%).

    “As dificuldades são evidenciadas pela pesquisa da Abrasel, que aponta para altos índices de empresas com pagamentos em atraso e operando sem fazer lucro”, disse José Eduardo Camargo, líder de conteúdo da associação.

    Segundo a pesquisa, o preço dos alimentos e bebidas, principais insumos dos bares e restaurantes, registraram aumento de 0,7% em abril, totalizando uma inflação acumulada de 1,48%, abaixo da média de inflação geral, a qual é de 1,8%.

    Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, o movimento o estreitamento da margem de lucro dos empresários do setor.

    “Preferem absorver parte dos custos adicionais a repassá-los aos consumidores, temendo uma redução no fluxo de clientes”, destaca.

    *Sob supervisão de Gabriel Bosa