United Airlines encontra vários painéis com problemas em aviões Boeing 737 MAX
Companhia aérea afirma que parafusos estavam soltos em mesmo modelo de aeronave que porta estourou neste sábado
A United Airlines encontrou parafusos soltos em várias aeronaves 737 MAX 9, informou nesta segunda-feira (8), referindo-se ao modelo Boeing que foi forçado a fazer um pouso de emergência após uma porta estourar em pleno voo no último sábado (6).
A publicação Industrial Air Current informou que a United encontrou parafusos discrepantes em outras peças em pelo menos cinco painéis que estavam sendo inspecionados após o acidente. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) e a Boeing não quiseram comentar.
“Desde que iniciamos as inspeções preliminares no sábado (6), encontramos casos que parecem estar relacionados a problemas de instalação no plugue da porta – por exemplo, parafusos que precisavam de aperto adicional. Essas descobertas serão corrigidas por nossa equipe de Operações Técnicas para devolver a aeronave com segurança para serviço”, disse a United em comunicado.
A Boeing e os reguladores dos EUA deram sinal verde nesta segunda-feira para que as companhias aéreas inspecionassem as aeronaves em terra.
As inspeções de 171 aviões MAX operados principalmente pelas transportadoras norte-americanas Alaska e United Airlines podem levar vários dias, forçando o cancelamento de diversos voos.
As ações da Boeing caíram 8% na sessão desta segunda-feira, enquanto a empresa avalia as consequências do incidente envolvendo o painel.
O episódio foi o mais recente revés para a Boeing após uma série de atrasos na produção que dificultaram sua recuperação de uma longa paralisação de segurança do 737 MAX em 2019.
A FAA ordenou o aterramento temporário para verificações de 171 jatos MAX 9 instalados com o painel de 60 libras (27 kg) que se desprenderam de um voo completo da Alaska Airlines na sexta-feira (5) e caíram em um subúrbio de Portland sem causar danos.