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    Túnel Santos-Guarujá: ministro anuncia consulta pública a partir da próxima semana

    Conexão unirá margens direita e esquerda do terminal portuário, por onde passam 30% da balança comercial brasileira

    Ministro Silvio Costa Filho, em reunião
    Ministro Silvio Costa Filho, em reunião créditos: Ayrton Vignola/Fiesp

    Da CNN

    em São Paulo

    O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (5) que a primeira audiência pública do túnel Santos-Guarujá deve acontecer no próximo dia 13.

    “Dia 13 de março, vamos anunciar a primeira audiência pública do túnel Santos-Guarujá, dialogando com o estado de São Paulo para fazer a maior obra do PAC ao lado do governador Tarcísio. Estamos juntos”, disse o ministro junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

    A notícia foi dada durante o evento de tecnologia Intermodal South América 2024, em São Paulo.

    “Essa é a notícia que o Brasil tanto esperava, notícia importante especialmente para a população da Baixada Santista. O túnel Santos-Guarujá vai reduzir os custos da produção nacional para o mercado interno e elevar a competitividade do Brasil no exterior. Uma das obras mais importantes para a infraestrutura do país está saindo do papel”, comemorou o presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA), deputado Paulo Alexandre Barbosa.

    Quando pronto, o túnel vai atender a veículos rodoviários, veículo leve sobre trilhos (VLT), ciclistas e pedestres.

    O túnel, com aproximadamente 860 metros, deve oferecer uma travessia rápida entre Santos e Guarujá, e reduzir significativamente o tempo de deslocamento, que hoje é feito por balsa.

    A conexão unirá as margens direita e esquerda do terminal portuário, por onde passam 30% da balança comercial brasileira.

    Segundo dados da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), responsável por conduzir o licenciamento ambiental da ligação seca Santos-Guarujá, o túnel deve reduzir os deslocamentos e as emissões veiculares de dióxido de carbono em até 53%.

    O túnel deve atender aproximadamente 28 mil usuários do sistema de barcos e de balsas diariamente. A expectativa é de uma diminuição de até 70% da necessidade nas travessias entre a Ponta da Praia, em Santos, e Santa Rosa, no Guarujá.

    Ainda no primeiro semestre deste ano, em parceria com os governos do estado e federal, a Frente Parlamentar da Ligação Seca fará uma visita técnica ao maior túnel submerso em construção no mundo, que ligará a Dinamarca à Alemanha, com 18 km de extensão.

    Obra bilionária

    A construção do túnel, que hoje tem valor estimado entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões, era idealizada por Tarcísio como uma contrapartida à privatização do porto de Santos.

    O atual governador tocou diretamente esse processo quando era ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro. Seria uma obra de responsabilidade do futuro dono do porto.

    A privatização foi imaginada para ocorrer em 2022, mas atrasou. Com a chegada de Lula ao governo federal, o plano de desestatização foi cancelado.

    A partir daí, abriu-se uma disputa pela “paternidade” do megaprojeto. Tarcísio aventou a possibilidade de entrar com recursos estaduais, mas o túnel acabou sendo incluído no Novo PAC, e agora a União resolveu dispensar o dinheiro de São Paulo na equação financeira.