Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trabalhe de casa e dirija devagar, diz agência internacional sobre crise energética

    Crise Rússia-Ucrânia fez os preços do petróleo dispararem no mês passado, elevando os preços da gasolina no Brasil e mundo a níveis recordes

    Matt Egando CNN Business

    Governos de todo o mundo devem considerar medidas drásticas para reduzir a demanda por petróleo diante de uma emergente crise global de energia causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, alertou a Agência Internacional de Energia na sexta-feira (18).

    O órgão de fiscalização de energia detalhou um plano de emergência de 10 pontos que inclui a redução dos limites de velocidade nas rodovias em pelo menos 10 quilômetros por hora, trabalhar em casa até três dias por semana, sempre que possível, e domingos sem carros nas cidades.

    As recomendações para economias avançadas como Estados Unidos e União Europeia teriam como objetivo compensar a temida perda de quase um terço da produção de petróleo da Rússia devido às sanções impostas a Moscou.

    Outras medidas do plano de emergência incluem aumentar o compartilhamento de carros, usar trens de alta velocidade e noturnos em vez de aviões, evitar viagens aéreas de negócios quando possível e incentivar caminhadas, ciclismo e transporte público.

    Se totalmente implementadas, as medidas reduziriam a demanda mundial de petróleo em 2,7 milhões de barris por dia em quatro meses — igual ao petróleo consumido por todos os carros na China, disse a AIE. E o impacto seria maior se economias emergentes como Índia e China as adotassem parcial ou totalmente.

    No entanto, as medidas de emergência interromperiam ou até desacelerariam uma economia mundial que permanece amplamente viciada em combustíveis fósseis, especialmente para transporte. A AIE está sugerindo que as dores de cabeça seriam melhores do que a alternativa.

    “Como resultado da terrível agressão da Rússia contra a Ucrânia, o mundo pode estar enfrentando seu maior choque de oferta de petróleo em décadas, com enormes implicações para nossas economias e sociedades”, disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol, em comunicado.

    As propostas refletem o reconhecimento de que o mundo tem poucas opções realistas para substituir rapidamente os suprimentos de petróleo da Rússia, o segundo produtor mundial de petróleo em 2021.

    A Opep sinalizou que não tem pressa em aumentar a produção e a liberação de estoques de petróleo de emergência pouco fez para aliviar os temores de escassez.

    “Os Estados Unidos e outros países da AIE agora percebem que a perda potencial das exportações de petróleo da Rússia constitui um choque de oferta maior do que os sorteios estratégicos de ações ou os aumentos acelerados da produção da Opep + podem resolver”, disse Bob McNally, presidente da consultoria Rapidan Energy.

    A crise Rússia-Ucrânia fez os preços do petróleo dispararem no mês passado, elevando os preços da gasolina nos Estados Unidos para níveis recordes.

    Embora os preços do petróleo tenham recuado de suas altas recentes, o petróleo voltou a subir acima de US$ 100 o barril na quinta-feira, devido a preocupações renovadas sobre o impacto no fornecimento de energia russo.

    Tópicos