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    The Body Shop encerra operações nos EUA e fechará dezenas de lojas no Canadá

    Marca foi vendida pela Natura em 2023 em meio a dificuldades

    Eva Rothenbergda CNN , Nova York

    A The Body Shop encerrou todas as suas operações com sede nos Estados Unidos e fechará dezenas de lojas no Canadá enquanto enfrenta um processo de recuperação judicial.

    Em comunicado à imprensa no início deste mês, a empresa de cosméticos sediada no Reino Unido anunciou que a sua subsidiária nos EUA não está operacional desde o dia 1º de março.

    A marca acrescentou que 33 das suas 105 lojas no Canadá iniciarão as vendas de liquidação imediatamente, além de que “as vendas online pelo comércio eletrônico do Canadá irão parar”.

    Por enquanto, os pontos canadenses permanecerão abertos.

    A elevada inflação dos últimos anos prejudicou os retalhistas tradicionais, especialmente aqueles como a The Body Shop, que operavam predominantemente em centros comerciais e se destinavam à classe média.

    A The Body Shop, conhecida pelos produtos que comercializa como naturais, sustentáveis, éticos e livres de crueldade, foi fundada em 1976 no Reino Unido pela ativista de direitos humanos e ativista ambiental Anita Roddick.

    Foi uma das primeiras empresas a proibir testes em animais para muitos dos seus produtos. Em 2019, foi certificada como “B Corp”, designação dada a empresas que atendem a determinados padrões de transparência e consciência ambiental.

    Em 2023, expandiu-se para mais de 2.500 locais de varejo em mais de 80 países e estava disponível para compra online em mais de 60 mercados.

    Desde a sua criação, a The Body Shop mudou de mãos várias vezes. Foi comprado pela gigante dos cosméticos L’Oréal em 2006 por mais de US$ 1 bilhão, antes de ser vendida à brasileira Natura em 2017 por mais US$ 1 bilhão.

    Contudo, a marca esteve doente nos últimos anos. Num relatório do início de 2023, a Natura observou que a The Body Shop estava enfrentando “ventos contrários”, com um declínio anual de 13,5% em 2022, quando a empresa disse “estar longe de ser fácil” para a marca.

    Seus canais diretos ao consumidor, que “se beneficiaram durante a Covid”, retornaram a “níveis pré-pandemia mais normalizados”, impactando ainda mais os números de vendas, disse a Natura.

    No final do ano passado, a The Body Shop foi vendida ao grupo de gestão de ativos Aurelius por cerca de US$ 266 milhões.

    A CNN entrou em contato com The Body Shop e Aurelius para comentar.

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