Thaméa Danelon: Medidas restritivas de combate à Covid-19 resultaram na inflação
No quadro Liberdade de Opinião desta quarta-feira (13), a comentarista analisou a entrevista do ministro da Economia, Paulo Guedes, à CNN Internacional sobre a atual situação econômica do país
No quadro Liberdade de Opinião desta quarta-feira (13), a comentarista Thaméa Danelon falou sobre a entrevista do ministro da Economia, Paulo Guedes, à CNN Internacional sobre a atual situação econômica do país. Segundo Guedes, comida e energia são os grandes problemas da inflação.
“A inflação está sendo um fenômeno internacional, não está ocorrendo só no Brasil, e uma das causas não foi apenas a pandemia de Covid-19, mas as medidas restritivas econômicas adotadas pelos governos que resultaram no lockdown. Por conta disso, houve essa elevação alta dos preços”, avaliou a comentarista.
“Com as medidas restritivas, as empresas pararam de operar e produzir, os serviços também não foram prestados e as pessoas não consumiram. E por que essas medidas resultaram na inflação? Porque com a abertura da economia, gerou-se uma demanda muito alta de produtos e serviços. Por outro lado, muitas empresas quebraram e aquelas que conseguiram passar esse período difícil diminuíram seus funcionários, então, evidentemente, que a oferta de produtos e serviços diminuiu muito. E quando a demanda está muito alta e a oferta baixa, resulta nesse aumento dos preços. Agregado a isso, temos a crise hídrica que está afetando principalmente o Brasil. Esses dois fatores geraram um aumento generalizado dos preços.”
O Liberdade de Opinião teve a participação de Fernando Molica e Thaméa Danelon. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.
As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.