Tesla faz recall de mais de 360 mil veículos nos EUA por defeito no sistema de autocondução
Empresa tentará consertar o recurso, que custa US$ 15.000, por meio de uma atualização do software
A Tesla está fazendo o recall de quase 363.000 veículos com o sistema de direção autônoma nos Estados Unidos devido aos riscos que pode representar nos cruzamentos, mesmo se o motorista estiver prestando atenção e pronto para assumir o controle do carro.
O software de autocondução permite que o veículo controle sozinho a direção, frenagem e aceleração, mas requer um motorista humano preparado para assumir o controle a qualquer momento, pois o sistema comete erros de julgamento.
“O sistema FSD (sigla em inglês para “Full Self Driving”) Beta pode deixar que o veículo aja de forma insegura em cruzamentos. Por exemplo, passar direto por um cruzamento em uma pista de mão única, não parar completamento no sinal vermelho ou entrar em um cruzamento durante o sinal amarelo sem o devido cuidado”, disse o aviso de recall, publicado no site da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário.
A Tesla tentará consertar o recurso FSD, que custa US$ 15.000, por meio de uma atualização do software, acrescentou o aviso. Embora o CEO da Tesla, Elon Musk, ainda não tenha comentado sobre a natureza ou o escopo do problema, ele twittou que “a palavra “recall” para uma atualização do software é anacrônica e totalmente errada!”
O aviso disse que os problemas estão presentes em todos os carros com a versão atual do software FSD, que está disponível em todos os quatro modelos da Tesla, Modelo S, Modelo X, Modelo 3 e Modelo Y.
Também revelou que a Tesla identificou 18 incidentes recebidas entre 8 de maio de 2019 e 12 de setembro de 2022, que possam estar relacionadas às condições descritas acima. Ele disse que a Tesla não está ciente de nenhum ferimento ou morte causado nesses incidentes. A própria NHTSA identificou pelo menos 273 acidentes envolvendo um dos sistemas de assistência ao motorista da Tesla.
O FSD é considerado fundamental para o plano de negócios básico da empresa, dados os valores que os motoristas pagam pelos recursos.
Musk previu repetidamente que a empresa em breve construiria um carro verdadeiramente autônomo, mas também adiou repetidamente seus próprios prazos auto-impostos. Os proprietários da Tesla entraram com uma ação coletiva sobre as previsões e prazos perdidos, que ainda está pendente.
“O mero fracasso em realizar uma meta aspiracional de longo prazo não é fraude”, escreveram os advogados de Tesla em um processo judicial de 28 de novembro, pedindo que o processo fosse arquivado.
Musk disse há anos que o preço da “autocondução completa” aumentaria periodicamente à medida que se desenvolve e se aproxima da aprovação regulatória. Ele twittou em maio de 2020 que, quando a “autocondução total” tivesse essa aprovação, o recurso “provavelmente” valeria mais de “US$ 100.000”.
Mas a Tesla não parece estar perto da aprovação regulatória para “autocondução completa”. Em agosto de 2022, o DMV da Califórnia disse que o nome “autocondução completa” é “uma prática enganosa” e motivo para suspender ou revogar a licença da Tesla para vender veículos no estado.
A NHTSA também está investigando o predecessor mais rudimentar da “autocondução completa”, o piloto automático. Essa tecnologia combina assistência de manutenção de faixa com controle de cruzeiro adaptativo para manter um carro em uma faixa em uma rodovia, em oposição à promessa de “autocondução total”, que a Tesla diz pretender um dia ser capaz de operar um veículo sem intervenção humana.
A Tesla, que dispensou sua equipe de relações públicas e não respondeu às perguntas da imprensa por vários anos, não pôde ser contatada para comentar.