Sucesso do fenômeno “Barbenheimer” deu golpe duplo na bilheteria dos filmes de super-herói
Péssimo desempenho de “The Flash” e a sequência de “Shazam” mostra como os estúdios precisam descobrir como fazer histórias e personagens se destacarem para o público mais jovem que não cresceu com eles, diz especialista
Não foi só a estreia dupla de Barbie e Oppenheimer, apelidada de “Barbenheimer”, que deixou o público extasiado no último fim de semana, mas o desempenho da bilheteria dos dois filmes pode ter desafiado o sucesso dos filmes de super-heróis. Pelo menos em 2023.
Um holofote rosa cercou o filme “Barbie” da diretora Greta Gerwig, impulsionando o filme para uma bilheteria excelente de US$ 155 milhões no mercado interno (US$ 337 milhões globalmente), dando ao filme a maior abertura de fim de semana de 2023 e a maior estreia de uma diretora.
Já “Oppenheimer” de Christopher Nolan, que conta a história de Robert Oppenheimer, líder do Projeto Manhattan dos Estados Unidos para construir uma arma nuclear durante a Segunda Guerra Mundial, arrecadou US$ 80 milhões no mercado interno (US$ 174 milhões globalmente) em seu fim de semana de estreia.
Juntos, os dois filmes arrecadaram US$ 511 milhões em bilheteria no fim de semana de estreia, de acordo com o Boxoffice.com, citando dados da Warner Bros, produtora de “Barbie”, e da Universal Studios, que está por trás de “Oppenheimer”.
Compare isso com os filmes de super-heróis deste ano, “The Flash”, que estreou em 16 de junho e arrecadou US$ 107 milhões em vendas de ingressos nos Estados Unidos até agora, ou “Shazam! Fury of the Gods”, com US$ 58 milhões em bilheteria doméstica desde que estreou em 17 de março.
Permanecendo no gênero, “Spider-Man: Across the Spider-Verse” arrecadou até agora $ 375 milhões no mercado interno desde seu lançamento em 2 de junho e a equipe de super-heróis em “Guardiões da Galáxia Vol. 3” até agora ajudaram o filme a arrecadar US$ 359 milhões em vendas de bilheteria no mercado interno desde que estreou em 5 de maio.
“O filme de super-herói não é a novidade que costumava ser”, disse Shawn Robbins, analista-chefe da Boxoffice Pro, em entrevista à CNN.
“Ainda acho que eles terão sucesso em seus próprios termos, como ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Homem-Aranha’, que se saíram muito bem neste verão, mas acho que agora estamos entrando em um momento, especialmente porque este fim de semana está mostrando, que o público não deseja apenas bons filmes de super-heróis, eles apenas desejam bons filmes”, disse ele.
Barbie e Oppenheimer contaram boas histórias no “momento perfeito”, disse Robbins.
“Também é um raio em uma garrafa”, acrescentou. “Vai ser difícil, se não impossível, duplicar a mania de Barbenheimer.”
A lição para os estúdios do sucesso de Barbenheimer pode ser esta: “O público está disposto a ver novos conteúdos. Os estúdios podem querer investir em mais variedade daqui para frente”, disse ele.
Super-heróis estão envelhecendo com o público mais jovem?
O péssimo desempenho de “The Flash” (a DC Comics introduziu o veloz super-herói pela primeira vez em 1940 ) e a sequência de “Shazam” (baseada no personagem super-herói também da década de 1940 ) mostra como os estúdios precisam descobrir como fazer histórias e personagens se destacarem para o público mais jovem que não cresceu com eles, disse Robbins.
A surra que esses filmes com temas de super-heróis levaram nos cinemas também aponta para a evolução constante dos espectadores.
“É um momento interessante para a indústria. Especialmente agora e durante a pandemia e na era pós-pandêmica, vimos o gosto do público evoluir um pouco”, disse ele.
Os próprios filmes contribuíram um pouco para isso, disse Robbins.
“Em 2019, a Marvel realmente cresceu no momento perfeito com “Ultimato”. Parecia não o final oficial, mas o fim de uma era para os Vingadores e toda a franquia”, disse ele. Nos últimos anos, a Marvel ainda teve sucesso após sucesso nas bilheterias, mas a recepção do público não foi exatamente do mesmo nível”.
Mas isso não significa que o gênero de filmes de super-heróis perdeu completamente seu encanto.
“O público ainda vai aparecer para filmes de super-heróis. ‘Spider-Verse’ é um exemplo perfeito de um estilo de animação ousado que é uma nova visão de uma representação de como seria uma graphic novel ou história em quadrinhos, em formato de filme”, disse Robbins.
Barbenheimer: contraprogramação clássica que funcionou
“Barbie” e “Oppenheimer”, no entanto, não tiveram problemas em atrair multidões com perfeição de contraprogramação nos cinemas.
“Ambos os filmes teriam sido bem-sucedidos em seus próprios termos se tivessem estreado em fins de semana diferentes e não tivessem aproveitado como fizeram”, disse Robbins. “Ambos os filmes também melhoraram muito um ao outro por causa do burburinho da mídia social nos últimos meses.”
Michael O’Leary, presidente e CEO da National Association of Theatre Owners, disse que apesar de serem tão diferentes, os dois filmes têm muito em comum que atraíram o público cruzado.
“Eles têm uma história convincente que interessa às pessoas. Eles têm atores e atrizes incríveis para dar vida a essas histórias, e são contadas por diretores de classe mundial que sabem como se conectar com o público”, disse O’Leary.
“No final das contas, o que as pessoas precisam são personagens atraentes em um filme. Isso é o que você teve com ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’. Talvez a Barbie esteja entrando no reino dos super-heróis com sua popularidade no último fim de semana”, brincou.