Strada, Tracker e elétrico da Audi: relembre carros lançados em 2020 no Brasil
Espaço interno e tecnologia foram as grandes apostas deste ano. Nos modelos premium, a frenagem autônoma de emergência teve destaque
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 neste ano, as montadoras conseguiram, com algum esforço, lançar novos modelos de carros ou atualizações de linhas já existentes.
Algumas novidades fizeram sucesso, como a Nova Strada, da Fiat. Outras chamaram atenção pelo pioneirismo, como o lançamento de dois coupés elétricos da Audi.
Leia também:
Jac iEV20 e Renault Zoe: os preços dos carros elétricos mais baratos do Brasil
Fiat e Jeep lançam serviço de assinatura de carros
Espaço interno e tecnologia foram as grandes apostas de 2020. Nos modelos premium, a frenagem autônoma de emergência teve destaque. O crescimento do espaço interno esteve presente em praticamente todas as atualizações.
Chama atenção o fato de 2020 não ter sido o ano escolhido para o lançamento ou atualização de carros populares, como o Fiat Uno ou Gol, da Volswagen.
Confira alguns lançamentos do mercado automotivo brasileiro em 2020:
FCA
Nova Strada
A Fiat remodelou sua picape de sucesso e tem conseguido repetir os bons números de vendas. Em setembro, a Nova Strada foi o carro mais vendido, com 11.873 emplacamentos.
A primeira versão do modelo foi um sucesso e vendeu 1,5 milhão de unidades, com participação de 58% no segmento de comerciais leves. Agora, a Nova Strada parece trilhar caminho semelhante.
Ram 1500 Rebel
Lançada em dezembro, a picape de luxo chegou ao Brasil prometendo muita potência e tecnologia. Para comprar este carro, os motoristas precisam desembolsar R$ 419.990. A picape tem itens como sistema de estacionamento semiautônomo, head-up display, que projeta informações sobre o carro no vidro dianteiro, e teto solar panorâmico.
Renegade Moab
O nome da nova versão do SUV faz referência ao deserto de Moab, no estado norte-americano de Utah. O carro é equipado com itens como câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4, seletor de terrenos com 5 modos e controle de descidas.
Peugeout
Novo 208
Além do design, a tecnologia chama atenção no novo hatch. O modelo freia sozinho em caso de emergência, ajuda o motorista a permanecer na faixa, intervindo no volante, e tem farol alto automático.
O carro da Peugeout tem cinco versões, com preços entre R$ 74.990 e R$ 94.990.
Chevrolet
Novo Tracker
O SUV compacto da Chevrolet estreou novo design em março deste ano. O carro tem duas opções de motorização turbo (1.0T e 1.2T), duas opções de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro opções de acabamento (versão de entrada, LT, LTZ e Premier).
Nova S10
A famosa picape da Chevrolet ganhou um design ainda mais imponente, wi-fi nativo e uma cabine mais resistente, com seis airbags. Além disso, o carro também conta com um sistema de frenagem automática em casos de emergência.
Onix RS e Onix Plus Midnight
O modelo mais vendido do Brasil ganhou duas novas configurações inéditas de apelo esportivo para complementar a família. O RS (hatch) tem um motor turbo capaz de percorrer com gasolina, em média, até 14,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade.
Anunciada em setembro, a série Midnight estreia exatamente um ano após o lançamento do Onix Plus, o sedã da família.
Nissan
Novo Versa
O Versa não é mais o mesmo. A Nissan lançou no final de outubro quatro versões de seu novo sedã, que tem identidade visual parecida com a da SUV Kicks. Os preços da linha começam em R$ 72.990 e vão até R$ 92.990, de acordo com a versão.
Ford
Territory
O Territory chega como modelo 2021 em duas versões, SEL e Titanium, ambas com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cv, e transmissão automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas.
O carro tem uma câmera 360° de visão panorâmica, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, carregamento sem fio para celular, conexão sem fio para Apple CarPlay e luz ambiente configurável em sete cores.
Volkswagen
Nivus
O lançamento da montadora alemã estreia um novo segmento no mercado, com um design que mistura elementos de SUV e linhas de cupê esportivo. O Nivus é o 1º “smart car” da América Latina e conta com duas telas de 10 polegadas (o Active Info Display e o novo infotainment VW Play).
Honda
Civic Si
Para a linha 2020, o Civic Si recebe um novo design e equipamentos de conforto e comodidade como o sensor de chuva, que permite o acionamento automático dos limpadores, o sistema de recarga de celulares sem fio, por indução, posicionado no console central, o freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância e ar-condicionado digital de duas zonas.
WR-V 2021
A Honda apresentou em setembro o WR-V 2021 ao mercado brasileiro. O SUV compacto chega com um novo design, equipamentos inéditos e aprimoramentos em segurança em todas as versões.
Audi
Novo Q3
A montadora alemã lançou, em fevereiro, três versões de seu SUV, com preço inicial de R$ 179.990. A partir da versão intermediária, o carro agrega o porta-malas com abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free –acionados com um simples movimento com o pé–, tem portas que destravam com a aproximação da chave ao veículo, além da partida no motor por botão, chamada de Keyless Go.
e-tron e e-tron Sportback
A Audi anunciou a chegada de dois veículos elétricos ao Brasil em 2020: o e-tron e o e-tron sportback. Os coupés da montadora alemã começaram a ser vendidos por R$ 459.990 e R$ 511.990, respectivamente.
O e-tron Sportback é uma derivação do e-tron. O modelo mais recente é capaz de rodar até 446 quilômetros sem precisar de recarga. Ele é equipado com dois motores elétricos, que, combinados, possuem 408 cavalos de potência.
Linha de esportivos
A Audi do Brasil começou a vender uma nova gama de veículos esportivos no Brasil: o RS 6 Avant, RS 7 Sportback e RS Q8, que chegaram no fim deste ano. Os novos Audi RS 6 e RS 7 seguem a nova linguagem de design e também a estratégia global de digitalização da marca
Toyota
Hilux 2021
O novo design da Hilux é mais moderno, com mudanças nos faróis dianteiros, grade e para-choques. Um dos destaques é o sistema pré-colisão, que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook