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    Spotify demite 200 funcionário do departamento de podcasts

    Em janeiro, cerca de 6% de sua força de trabalho global já foi cortada devido a uma desaceleração nos gastos com publicidades

    Jordan Valinskyda CNN

    O Spotify está demitindo 200 funcionários do seu departamento de podcasts, totalizando 2% da força de trabalho global da empresa de streaming de áudio.

    Em nota divulgada nesta segunda-feira (5), a empresa com sede na Suécia disse que “tomou a decisão difícil, mas necessária, de fazer um realinhamento estratégico” em seu departamento de podcast, incluindo a fusão dos estúdios Parcast e Gimlet Media em um só. O podcast de esportes de Bill Simmons, “The Ringer”, permanecerá separado.

    “Estamos expandindo nossos esforços de parceria com os principais podcasters de todo o mundo com uma abordagem personalizada otimizada para cada programa e criador”, escreveu Sahar Elhabashi, vice-presidente do Spotify, na nota. “Esse pivô fundamental de uma proposta mais uniforme nos permitirá apoiar melhor a comunidade de criadores.”

    O Spotify apostou muito em podcasts nos últimos anos. Em 2019, redesenhou o aplicativo para enfatizá-los e gastou mais de US$ 500 milhões em estúdios produtores de podcast. Ela também produziu vários podcasts exclusivos, como “The Joe Rogan Experience” e o podcast “Call Her Daddy” de Alex Cooper.

    No entanto, a empresa tem reduzido o número de exclusividades que possui. Os acordos com o guru da autoajuda Brené Brown, a jornalista esportiva Jemele Hill e os acordos de Barack e Michelle Obama estão expirando.

    O Spotify disse que tem 100 milhões de ouvintes e é a plataforma número um de podcasts nos Estados Unidos. A empresa acrescentou que a receita de anúncios para estes tipos de conteúdos “experimentou um crescimento de dois dígitos” entre 2021 a 2022.

    Esta é a segunda rodada de demissões do Spotify este ano. Em janeiro, cerca de 6% de sua força de trabalho global foi cortada devido a uma desaceleração nos gastos com publicidade.

    “Como muitos outros líderes, esperava sustentar os fortes ventos favoráveis ​​da pandemia e acreditava que nossos amplos negócios globais e menor risco do impacto de uma desaceleração nos anúncios nos isolariam. Em retrospecto, eu era muito ambicioso em investir antes do crescimento de nossa receita ”, disse o CEO Daniel Ek na época.

    Uma dispensa notável durante isso foi Dawn Ostroff, sua diretora de conteúdo, que assinou vários contratos de podcasting durante seu curto mandato.

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