Sergio Vale: Em 2022 a inflação deve diminuir
Segundo o Especialista CNN, apesar do resultado de 2021, este ano deve ter índices de inflação mais baixos
O Especialista CNN em economia Sergio Vale comentou, nesta terça-feira (8), o índice de miséria e apontou que a situação deve se amenizar neste ano no Brasil.
Para Vale, 2021 foi bem complicado na economia: “2021 não foi um ano fácil, teve uma taxa de inflação quase a 10% no final do ano, uma taxa de desemprego com dois dígitos também, pouco acima de 11%”, disse.
O economista, no entanto, acredita que o resultado de 2022 será melhor do que isso.
De acordo com o especialista, um termômetro importante para a economia é saber como a população está sentindo as principais variáveis econômicas, avaliadas pelo índice de miséria.
“O que vimos nesse indicador é que se atingiu um ápice de alta e houve a sinalização de que boa parte dos brasileiros estavam em uma situação difícil”, comentou.
Segundo Vale, esse indicador no topo vai permanecer por aproximadamente um ano, diferentemente do que aconteceu em 2015 e 2016, quando caiu rapidamente. Para 2022 deve haver uma taxa de desemprego levemente menor, e a taxa da inflação deve voltar para patamares de 5% a 6%.
“De qualquer maneira, dá a percepção para a população brasileira de que vai haver uma sinalização melhor no ponto de vista do seu bolso, em relação a emprego e inflação”, finalizou.
Veja mais no vídeo acima.