Sergio Massa assume “superministério” na Argentina nesta quarta-feira
Ex-líder do Congresso e advogado da coalizão peronista governista, Massa foi empossado pelo presidente Alberto Fernández em Buenos Aires
O mais recente ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, assumiu formalmente as rédeas de seu recém-apelidado “superministério” na quarta-feira, com expectativas de que anunciará cortes de gastos para acalmar os mercados em meio a uma crise econômica cada vez mais profunda.
O grande déficit fiscal do país sul-americano, exacerbado por anos de gastos excessivos, inflação furiosa, dívida alta e uma moeda em peso, aguardam Massa, o terceiro chefe econômico da Argentina apenas no mês passado.
Ex-líder do Congresso e advogado da coalizão peronista governista, Massa foi empossado pelo presidente Alberto Fernández em Buenos Aires. Ele deveria fazer um discurso ainda nesta quarta-feira, onde novos cortes de gastos, bem como medidas para aumentar as reservas internacionais cada vez menores, devem ser anunciados.
Alguns mercados locais pareciam encorajados na quarta-feira antes dos anúncios esperados. O principal índice de ações da Argentina, S&P Merval, fechou em alta de 1,43%, pouco antes de Massa tomar posse.
Os títulos soberanos, no entanto, caíram 0,4%, enquanto o peso informal do mercado negro enfraqueceu 2,35%, negociado a 298 pesos por dólar americano.