Sem lanche feliz: vendas globais do McDonald’s despencam mais de 20% no 2º tri
Analistas previam uma queda um pouco menor. Mesmo assim, a receita da rede de fast-food superou as expectativas do mercado
O McDonald’s divulgou nesta terça-feira (28) uma queda de mais de 20% nas vendas globais de mesmas lojas, com o lucro ficando abaixo das expectativas, em meio ao fechamento de suas lojas por causa da pandemia de Covid-19, que limitou as operações a apenas ‘drive-thru’ e entregas.
As vendas globais de mesmas lojas caíram 23,9% no segundo trimestre, arrastadas pelos grandes mercados internacionais, incluindo Reino Unido, França e América Latina. Analistas previam uma queda de 23,24%, segundo dados da Refinitiv.
Leia também:
Burger King ‘desiste’ de 2020 e faz campanha antecipando o Natal
Nos Estados Unidos, onde está mais de um terço de suas lojas, as vendas caíram 8,7%, mas foram melhores do que a queda prevista de 9,97%, já que a maioria dos locais conseguiu permanecer aberta com opções de ‘drive-thru’ e entrega.
“Nossa forte presença no ‘drive-thru’ e os investimentos que fizemos nas áreas digital e de entregas nos últimos anos nos serviram bem nesses tempos de incerteza”, disse o presidente-executivo, Chris Kempczinski.
A empresa informou que 96% de seus restaurantes estavam operando com ‘drive-thru’, entrega ou capacidade reduzida.
A receita caiu 30,5%, para US$ 3,76 bilhões, mas superou a estimativa de US$ 3,68 bilhões.
O lucro líquido caiu 68%, para US$ 483,8 milhões. Excluindo itens únicos, o McDonald’s teve lucro de US$ 0,66 por ação, US$ 0,08 abaixo das expectativas.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook