Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Secretária do Tesouro dos EUA alerta líderes empresariais sobre limite de endividamento

    Janet Yellen disse que país pode deixar de cumprir suas obrigações já em 1º de junho, se legisladores não abordarem teto da dívida antes disso

    Matt Eganda CNN Nova York

    A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, tem telefonado para CEOs e líderes empresariais para discutir as consequências da não importância dada ao teto da dívida, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

    As ligações vêm logo após a mensagem de Yellen ao Congresso de que os Estados Unidos podem deixar de cumprir suas obrigações já em 1º de junho, se os legisladores não abordarem o limite da dívida antes disso – um cronograma acelerado que aumentou a pressão sobre o presidente Joe Biden e os parlamentares republicanos da Câmara para intensificar suas negociações.

    O Congressional Budget Office também previu que há um “risco significativamente maior de que o Tesouro fique sem fundos no início de junho” devido à arrecadação de impostos mais fraca do que o esperado.

    Em um relatório publicado na semana passada, economistas da Casa Branca disseram que um calote prolongado acabaria com mais de 8 milhões de empregos e reduziria o valor do mercado de ações pela metade. O relatório estimou o impacto em três cenários: temeridade, inadimplência curta e inadimplência prolongada.

    Um porta-voz da Casa Branca disse que o cenário de default prolongado prevê um impasse de três meses.

    Mesmo um cenário arriscado, onde um calote é evitado, acabaria com 200 mil empregos e eliminaria 0,3 ponto percentual do produto interno bruto anual, segundo o governo Biden.

    Em um calote curto, a economia sofreria a perda de cerca de meio milhão de empregos e a taxa de desemprego aumentaria 0,3 ponto percentual, apontaram os economistas.

    A Reuters foi a primeira a noticiar as ligações de Yellen para executivos de negócios.

    Biden deve se reunir com todos os quatro líderes do Congresso – o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, o líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, o líder da maioria na Câmara, Kevin McCarthy, e o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries – na terça-feira, na esperança de evitar possíveis inadimplência e consequências econômicas catastróficas daqui a menos de um mês.

    A Casa Branca disse que não negociará o teto da dívida.

    Tópicos