Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saque-aniversario não representa risco para o financiamento de projetos pelo FGTS, avalia Inter

    De acordo com relatório, com a recuperação do mercado de trabalho a partir de 2021 e crescimento mais acelerado da geração de emprego formal, a arrecadação do FGTS vem superando os resgates

    Pedro Zanattada CNN , em São Paulo

    O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não representa risco para o financiamento de projetos habitacionais pelo FGTS, segundo avaliação feita pelo Inter em um relatório divulgado nesta segunda-feira (6).

    Segundo o Inter, com a recuperação do mercado de trabalho a partir de 2021 e crescimento mais acelerado da geração de emprego formal, a arrecadação do FGTS vem superando os resgates.

    “Pelos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram criados 4,8 milhões de novos empregos com carteira assinada entre 2021 e 2022, o que vem gerando resultado positivo para o fundo. Portanto, o saque-aniversario não representa risco para o financiamento de projetos pelo FGTS”.

    Além disso, a instituição aponta que a modalidade de saque contribuiu para complementar a renda das famílias e que a liberação, ainda que parcial do FGTS, também é uma opção para investimento à taxa de retorno mais atrativa, bem como financiamento a juros menores.

    “O crescimento da adesão mostra que o trabalhador identificou esses benefícios e, ao mesmo tempo, o impacto no fundo não foi significativo”, diz o Inter.

    O rendimento do FGTS ainda é considerado baixo pelo Inter, ao ser comparado com a Selic. Além da remuneração fixa de 3% ao ano mais a variação da TR, o FGTS passou a contar com a distribuição de lucros a partir de 2017.

    Ainda assim, a rentabilidade do fundo empata com a inflação e perde para a Selic no acumulado dos últimos 5 anos. No acumulado entre 2017 o FGTS teve rendimento de 38%, contra 50% da Selic no período.

    “Considerando o cenário de inflação e Selic maior para os próximos anos, será ainda mais vantajoso para o trabalhador sacar os recursos e investir em outros instrumentos, como tesouro Selic, ou tesouro IPCA+, por exemplo”, considera o relatório.

    Saque-aniversário

    O saque-aniversário foi criado em dezembro de 2020, disponibilizando ao trabalhador a opção de receber anualmente, no mês do seu aniversário, parte do saldo disponível no fundo.

    O saque-aniversário é opcional. Para o contribuinte que não fizer o saque, nada muda e segue podendo fazê-lo na modalidade saque rescisão e em outras situações previstas nas regras do FGTS.

    Na opção saque-aniversário, no caso de o trabalhador ser demitido, ele pode sacar o valor referente à multa rescisória, mas não poderá sacar o saldo remanescente. O trabalhador também pode voltar à opção saque rescisão após 24 meses.

    Tópicos