Salles: Governo faz nova tentativa de responsabilizar estados por combustíveis
No quadro Liberdade de Opinião, comentarista Bruno Salles analisou reunião no Senado para debater preços da Petrobras
No quadro Liberdade de Opinião desta terça-feira (14), o comentarista Bruno Salles analisou a reunião em comissão geral que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fará para debater a situação da operação das termoelétricas, o preço dos combustíveis e outros assuntos relacionados à Petrobras.
Para Salles, é possível analisar o debate sob dois pontos de vista distintos: econômico e político. “Lira tem razão quando diz que os brasileiros são acionistas da Petrobras, mas razão em parte: metade e um pouco mais são os acionistas, e outra metade é o mercado privado, de ações. E a Petrobras é uma das empresas mais comercializadas na Bolsa”, afirmou.
“Então, o acionista pensa: ‘estou investindo em empresa que visa lucro e vem o Estado brasileiro querer controlar o lucro dela de maneira muito desorganizada, do dia pra noite’. Isso causa agitação no mercado. Temos vários economistas antevendo que isso terá um efeito muito grande no preço das ações da Petrobras hoje e de toda a Bolsa brasileira”, avaliou o comentarista.
Do ponto de vista político, Salles citou que a divergência entre governos estaduais e federal também está presente neste debate.
“A narrativa do governo que vem sendo vendida para a população é que o preço dos combustíveis está alto por conta dos impostos estaduais. Novamente, vemos a tentativa de transferência de responsabilidade do presidente da República para os governadores do estado. E isso não é verdade. Tanto que o presidente da Câmara está indo na Petrobras.”
O Liberdade de Opinião tem a participação de Fernando Molica e Alexandre Garcia. O quadro vai ao ar diariamente na CNN. Nesta semana, excepcionalmente, conta com a participação de Bruno Salles.
As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.