Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba como é andar em um táxi-robô chinês sem volante

    Baidu está anunciando seu novo design como uma maneira de liberar espaço para coisas como "assentos extras, máquinas de venda automática, desktops ou consoles de jogos"

    Michelle Tohdo CNN Business

    A Baidu revelou planos para um carro elétrico autônomo com volante removível, marcando mais um passo à frente na corrida de táxi-robôs na China.

    A gigante de tecnologia apresentou o Apollo RT6, seu veículo autônomo de sexta geração, em sua conferência anual na quinta-feira (21).

    O serviço de carona da Baidu, Apollo Go, opera atualmente em 10 cidades chinesas. O novo veículo será lançado por meio desse programa no próximo ano.

    Assim que os reguladores derem luz verde, o volante destacável do Apollo RT6 poderá sair legalmente, disse um executivo da empresa na quinta-feira.

    A Baidu está anunciando seu novo design como uma maneira de liberar espaço para coisas como “assentos extras, máquinas de venda automática, desktops ou consoles de jogos”.

    A empresa disse que seu novo carro autônomo reduziu drasticamente os custos de produção das versões anteriores, cerca de metade. Essas economias de custos serão repassadas aos passageiros enquanto a empresa se prepara para introduzir os carros em sua frota existente de táxi-robôs em todo o país, de acordo com o CEO Robin Li.

    “Estamos caminhando para um futuro em que pegar um táxi-robô custará metade do custo de um táxi hoje”, disse ele em comunicado. “Esta enorme redução de custos nos permitirá implantar dezenas de milhares de [veículos autônomos] em toda a China.”

    A Baidu se popularizou como um grande provedor de mecanismos de busca, mas também investiu há muito tempo em tecnologia de direção autônoma no maior mercado de automóveis do mundo.

    Carro elétrico autônomo com volante removível,
    Carro elétrico autônomo com volante removível, / Qian Jin / Baidu / Divulgação

    Em abril, a empresa anunciou – com outra startup chinesa de direção autônoma – que começaria a permitir que pessoas em certas áreas reservem corridas de táxi sem ninguém ao volante.

    Outras empresas já exibiram veículos sem volante antes, incluindo GM e Honda, Google e Mercedes-Benz.

    Em abril, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse a analistas que a montadora pretendia iniciar a produção em massa de seu próprio táxi-robôs sem volantes ou pedais em 2024.

    A Baidu disse na quinta-feira que seu novo modelo está pronto para produção, mas não divulgou um parceiro de fabricação.

    Tópicos