Saiba como achar o número do PIS/Pasep para receber o abono anual
Veja como encontrar o número de acesso ao abono do PIS/Pasep e receber um salário extra todo ano
Trabalhadores com carteira assinada e funcionários públicos podem ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep. Ele é pago anualmente e pode chegar a um salário mínimo.
O PIS (Programa de Integração Social) é para os trabalhadores do setor privado. O número, que também é conhecido como NIS (Número de Identificação Social) ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador) pode ser encontrado na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS.
É possível também consultar o número pelo site do Cnis pelo endereço https://cnisnet.inss.gov.br, clicando nas áreas “Cidadão”, “Inscrição” e “Filiado”. Depois de digitar os dados pessoais, o número aparecerá num pequeno quadro, à direita da tela.
Outra opção é fazer a solicitação em uma agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Já quem é concursado em órgão público recebe a partir do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). A consulta do número pode ser realizada pelo telefone 0800-729-0722 ou em qualquer agência do Banco do Brasil, mediante apresentação de documento oficial de identificação.
Quem tem direito ao abono?
Para estar elegível ao programa, o beneficiário precisa cumprir alguns requisitos:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos;
- Ter exercido atividade remunerada para alguma empresa por, pelo menos, 30 dias, mesmo que não consecutivos;
- Ter os dados atualizados pelos atuais ou antigos empregados no sistema do governo.
Quando o abono é pago?
O abono do PIS/Pasep segue um calendário de liberação. O último pagamento, referente ao ano-base de 2019, foi encerrado no dia 30 de junho. O próximo pagamento está previsto para começar em janeiro de 2022, referente ao ano-base de 2020.
Como receber?
PIS
Para quem já tem uma conta na Caixa, os créditos são disponibilizados em conta e os valores poderão ser movimentados usando o cartão, pelo internet banking da Caixa ou o aplicativo da Caixa.
No pagamento referente ao ano de 2019, os trabalhadores que não tinham conta corrente ou poupança da Caixa receberam o dinheiro em conta poupança social digital. A abertura foi automática, e o dinheiro pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
Pasep
Quem é correntista do Banco do Brasil recebe o pagamento direito na conta, de forma automática. No pagamento referente ao ano de 2019, quem não era correntista conseguiu transferir o dinheiro para uma conta de sua titularidade ou sacar o dinheiro em uma agência do BB.