Rússia terá reunião extraordinária para definir juros conforme inflação perde fôlego
Dados recentes sobre a inflação permitem que o BC russo reduza ainda mais os juros para sustentar a economia prejudicada por sanções, dizem analistas
O banco central da Rússia realizará uma reunião extraordinária para avaliar o nível de sua principal taxa de juros, disse o banco nesta quarta-feira (25), à medida que as expectativas inflacionárias caem e a alta do rublo minimiza o crescimento dos preços.
O encontro deve acontecer na próxima quinta-feira (26).
O banco central reduziu a taxa de juros duas vezes, cada uma em 3 pontos percentuais, para 14%, desde um aumento de emergência no final de fevereiro para 20%.
Dados recentes sobre a inflação permitem que o banco central reduza ainda mais os juros para sustentar a economia prejudicada por sanções, dizem analistas.
O banco central, que tem sua próxima reunião para definição de juros programada para 10 de junho, publicará o comunicado na quinta-feira após a reunião extraordinária.
Ele não forneceu mais detalhes em comunicado nesta quarta-feira.
A inflação semanal russa caiu para 0,05% na semana até 13 de maio, diminuindo de 0,12% uma semana antes e bem abaixo dos 2,22% atingidos no início de março.
Isso diminuiu a inflação anual para 17,69%, que, no entanto, permanece em seus níveis mais altos em quase duas décadas.