Reino Unido proíbe TikTok em dispositivos oficiais do governo
Canadá, EUA e União Europeia tiveram restrições semelhantes impostas ao aplicativo
O Reino Unido baniu o TikTok de dispositivos oficiais do governo nesta quinta-feira, somando-se a restrições semelhantes impostas por aliados no Canadá, União Europeia e Estados Unidos.
O aplicativo de mídia social não é amplamente usado por autoridades do Reino Unido, de acordo com um anúncio do governo, mas a medida reflete preocupações sobre os links do TikTok para a China por meio de sua controladora, ByteDance, e a possibilidade de o governo chinês pressionar as empresas a entregar informações pessoais dos usuários.
“Esta é uma medida proporcional baseada em um risco específico com dispositivos do governo”, disse o ministro do Gabinete do Reino Unido, Oliver Dowden, aos legisladores nesta quinta-feira.
O TikTok não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A empresa disse que está trabalhando voluntariamente para resolver as questões de segurança, tomando medidas técnicas e burocráticas para isolar dados de usuários dos EUA e da UE de suas operações globais.
Além disso, falou que não recebeu nenhum pedido do governo chinês para informações do usuário e resistiria a tais ligações.
O anúncio do Reino Unido ocorre um dia após o TikTok dizer que o governo dos EUA havia solicitado que os proprietários chineses da empresa vendessem suas ações ou corressem o risco de serem banidos.
Em dezembro, o presidente Joe Biden assinou uma legislação proibindo o TikTok em dispositivos do governo federal, juntando-se ao que se tornou uma lista de mais da metade dos estados dos EUA.
Os legisladores do país propuseram expandir a autoridade do governo Biden para decretar uma proibição nacional do TikTok.
Um grupo bipartidário de senadores divulgou este mês uma legislação que daria ao Departamento de Comércio ampla liberdade para revisar e proibir tecnologias ligadas a adversários estrangeiros, uma proposta que a Casa Branca rapidamente acolheu.