Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Recurso da Tesla que permite jogar com carro em movimento gera investigação

    Órgão dos EUA está investigando a Tesla por pelo menos 11 acidentes envolvendo carros com tecnologia de direção automática da empresa

    Chris Isidoredo CNN Business

    Os reguladores federais de segurança dos Estados Unidos estão investigando a Tesla por um recurso que permite aos motoristas jogar videogames enquanto o carro está em movimento.

    A documentação da investigação, divulgada na quarta-feira (23) pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês), afirma que o recurso, conhecido como “Passenger Play”, está disponível para os motoristas desde dezembro de 2020.

    Os jogos aparecem em uma tela sensível ao toque no painel do carro, e são destinados aos passageiros. Mas nada impede que os motoristas brinquem enquanto o carro está sendo dirigido, de acordo com a documentação associada à investigação.

    Antes de dezembro de 2020, a jogabilidade era habilitada apenas quando o veículo estava estacionado, diz o documento de investigação da NHTSA.

    Mesmo que o videogame esteja sendo jogado por um passageiro e não pelo motorista, ele “pode ​​distrair o motorista e aumentar o risco de acidente”, de acordo com a NHTSA.

    A Tesla tem desafiado os limites no fornecimento de recursos de assistência ao motorista que permitem que seus carros diminuam ou aumentem de velocidade, e até mesmo mudem de faixa, sem a participação ativa do motorista.

    A empresa alerta que os motoristas que usam esses recursos, conhecidos como “Autopilot” e “FSD”, para direção autônoma, devem ficar alertas e manter as mãos no volante. Mas a Tesla foi criticada por tornar mais fácil para os motoristas não prestarem atenção, bem como por uma série de acidentes envolvendo carros no modo de piloto automático.

    A NHTSA está investigando a Tesla por pelo menos 11 acidentes envolvendo carros usando seu piloto automático ou outros recursos de direção autônoma que colidiram com veículos de emergência ao chegar à cena de um outro acidente. Esses 11 acidentes foram responsáveis ​​por 17 feridos e uma morte, segundo a agência.

    Os reguladores dos Estados Unidos estão destacando a direção distraída como um grande risco à segurança nas estradas americanas. A NHTSA estima que 3.142 pessoas morreram em acidentes envolvendo motoristas distraídos em 2019.

    A investigação do “Passenger Play” começou após uma reclamação registrada em novembro por um proprietário não identificado da Tesla. A denúncia disse que o recurso permite jogar videogame e navegar na internet enquanto o carro está sendo dirigido.

    “Os videogames são supostamente restritos apenas aos passageiros. A navegação na internet está disponível para qualquer pessoa a qualquer momento”, diz a denúncia.

    “Por que um fabricante tem permissão para criar um vídeo ao vivo inerentemente distrativo que ocupa 2/3 da tela em que o motorista confia para ver todas as informações do veículo? A NHTSA precisa proibir todos os vídeos ao vivo no banco da frente e toda a navegação interativa ao vivo enquanto o carro está em movimento. Criar uma distração perigosa para o motorista é uma negligência imprudente”.

    A Tesla, que raramente responde a perguntas da mídia, não respondeu a um pedido de comentário sobre a investigação ou o recurso de videogame.

    Tópicos