Queda nos combustíveis altera projeções de inflação, diz economista
Andrea Damico comentou sobre redução do valor do litro da gasolina e os impactos no índice inflacionário do país
Em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (15), a sócia e economista-chefe Armor Capital, Andrea Damico, afirmou que a queda no preço dos combustíveis altera projeções de inflação no Brasil.
“Teríamos potencialmente um impacto de 0,17 pontos percentuais na inflação de agosto e setembro, com uma parcela maior na inflação de setembro. Mas isso implica que, basicamente, nosso cenário, que hoje é 7% de inflação para este ano, ele cederia, arredondando, para 6,8%”.
A economista comentou sobre redução do valor do litro da gasolina A vendida a distribuidoras. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Petrobras.
Para a economista, é possível que um novo corte no preço da gasolina ocorra, visto que “a defasagem entre o preço externo e o preço doméstico não foi completamente corrigida” com o anúncio desta segunda-feira.
Segundo Damico, a queda nos preços ocorre por conta dos sinais de desaceleração da economia global.
“Hoje olhamos para a economia americana e já vemos alguns sinais claros de desaceleração tanto no mercado imobiliário, consumo, da indústria, dos investimentos, ainda que o mercado de trabalho continue forte. Quando olhamos para a Europa, também vemos uma desaceleração muito significativa da economia, com toda a questão do fornecimento de gás natural pela Rússia e, por fim, vemos a economia chinesa com uma tendência mais fraca de crescimento”, disse.
Veja mais no vídeo acima.