Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quase 2h a menos: trem Campinas-SP fará viagem em 64 minutos

    Saiba como vão funcionar viagens após Consórcio C2 - composto pela chinesa CRRC e pela Comporte, da família Constantino, fundadora da aérea Gol - ter vencido leilão do TIC, nesta quinta (29)

    Trens terão capacidade para 860 passageiros
    Trens terão capacidade para 860 passageiros Divulgação: Governo SP

    João Nakamurada CNN*

    São Paulo

    Hoje, quem vem de Campinas à São Paulo ou Jundiaí depende de ônibus intermunicipais e fretados ou carros para percorrer o trajeto.

    Para quem opta pelo transporte público, o tempo gasto em viagem não é tão diferente. De São Paulo até Jundiaí, pela linha 7-Rubi, a viagem dura cerca de uma hora. Em seguida, da estação da CPTM à rodoviária local são necessárias mais duas conduções.

    No total, viajar de ônibus da “Terra da Uva” até Campinas toma cerca de uma hora e 50 minutos.

    Já quem opta fazer o percurso direto pela estrada, fora do horário de pico, a viagem dura em média uma hora e 20 minutos. Mas no rush, o tempo no trânsito pode se estender em até 3 horas.

    O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte planeja facilitar o trajeto entre as três cidades. Com uma velocidade média de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos, o TIC deve percorrer os mais de 90 km de percurso em 64 minutos, sendo o trem mais rápido do país.

    O TIC deve iniciar as operações em 2031, sendo operado pelo Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que uniu o Grupo Comporte à chinesa CRRC.

    O Grupo Comporte é administrado pela família de Nenê Constantino, um dos principais nomes no ramo de transporte do Brasil. O grupo fundou a Gol Linhas Aéreas.

    A China Railway Construction Corporation (CRCC) é conhecida mundialmente pela sua atuação em fabricação e operação de materiais rodantes.

    O grupo venceu leilão para tirar o TC do papel na B3 na quinta-feira (29), se tornando responsáveis também pela implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) e pelas melhorias na Linha 7-Rubi.

    O TIM deve ser concluído dois anos antes, percorrendo os 44 km entre Jundiaí e Campinas em 33 minutos. O trem terá paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

    Enquanto o expresso de Campinas à SP terá capacidade para 860 passageiros, os trens que vão compor o trajeto do TIM comportam 2.048 passageiros cada.

    *Sob supervisão de Ligia Tuon