Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prova de vida digital já está disponível para servidores federais; saiba mais

    Apresentação do reconhecimento facial poderá ser feita pelo celular

    Nathallia Fonseca, da CNN, em São Paulo

    Servidores federais aposentados que têm biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Detran não precisam mais realizar a prova de vida presencialmente. Impulsionada pela necessidade de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19, a prova de vida digital está disponível e pode ser acessada por meio do aplicativo SouGov.br, canal de atendimento do governo federal, pelo celular.

    Segundo o governo, o serviço está disponível para os cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis e respectivos pensionistas – de que trata a Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002 – que são do Poder Executivo Federal e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social.

    O aplicativo é exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados e substitui a plataforma Sigepe Mobile. A comprovação é feita por meio da validação facial: fotos de diferentes ângulos do beneficiário serão exigidas pela ferramenta, que fará uma leitura para verificar se os dados cadastrados são os mesmos da pessoa que se apresenta. O processo leva poucos minutos.

    A utilização do serviço virtual, porém, não é obrigatória. Quem não tem biometria também pode se cadastrar no aplicativo, que permite o acompanhamento da situação da prova de vida (mesmo presencial) e emite notificações para lembrar do prazo de cada procedimento. 

    Antes da liberação da plataforma, uma fase-piloto ocorreu entre novembro de 2020 e abril de 2020. Segundo o governo, cerca de 10 mil pessoas entre aposentados, pensionistas e anistiados, beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social, participaram do teste. 

    Tópicos