Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Produção industrial sobe 8,2% em dezembro e alivia queda anual para 4,5%

    A atividade industrial avançou durante oito meses consecutivos. Em dezembro, subiu 0,9% em relação a novembro

    Natália Flach, do CNN Brasil Business, em São Paulo

     

    A produção industrial avançou 8,2% em dezembro ante o mesmo mês de 2019 e 0,9% ante novembro, na série com ajuste sazonal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após oito meses de alta, o setor acumulou crescimento de 41,8%, eliminando a perda de 27,1% registrada entre março e abril, que havia levado a produção ao nível mais baixo da série.

    Com isso, o setor acumula queda de 4,5% em 2020, o segundo resultado negativo seguido após a perda registrada em 2019 (-1,1%). No último trimestre do ano, o setor avançou 3,4%.

     

    No ano, a atividade que puxou o resultado para baixo foi Veículos automotores, reboques e carrocerias (-28,1%), pressionada, em grande medida, pelos itens automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões e autopeças.

    Outras contribuições negativas vieram dos ramos de Confecção de artigos do vestuário e acessórios (-23,7%), Indústrias extrativas (-3,4%), Metalurgia (-7,2%), Couro, artigos para viagem e calçados (-18,8%), Outros equipamentos de transporte (-29,1%), Impressão e reprodução de gravações (-38,0%), Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-16,0%), Produtos diversos (-16,7%), Máquinas e equipamentos (-4,2%), Produtos têxteis (-6,6%), Produtos de borracha e de material plástico (-2,5%) e Produtos de minerais não-metálicos (-2,3%).

     

    Já entre as seis atividades em alta, as principais influências vieram de Produtos alimentícios (4,2%) e Coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,4%).

    Tópicos