Preços ao consumidor na capital do Japão sobem no ritmo mais rápido desde 2014
Dados reforçaram as expectativas do mercado de que o núcleo da inflação ao consumidor em todo o país se aproximará de 3% nos próximos meses
O núcleo de preços ao consumidor na capital do Japão, Tóquio, um indicador da inflação nacional, subiu 2,8% em setembro em relação ao ano anterior, superando a meta de 2% do banco central japonês pelo quarto mês consecutivo e marcando o maior aumento desde 2014.
Os dados reforçaram as expectativas do mercado de que o núcleo da inflação ao consumidor em todo o país se aproximará de 3% nos próximos meses e pode colocar em dúvida a visão do Banco do Japão de que as recentes altas de preços por aumento de custos de produção serão temporárias.
O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor de Tóquio, que inclui derivados de petróleo, mas exclui preços de alimentos frescos, ficou em linha com a expectativa do mercado após aumento de 2,6% em agosto.
A leitura igualou a taxa de junho de 2014.
Os preços subiram para uma ampla gama de bens e serviços, desde contas de eletricidade e chocolate até sushi e hotéis, mostraram os dados desta terça-feira (4), indicando que mais empresas estavam repassando os custos crescentes das matérias-primas para as famílias.
Os dados estão entre os principais fatores que o Banco do Japão examinará quando produzir novas previsões trimestrais de crescimento e inflação em sua próxima reunião de política monetária, em 27 e 28 de outubro.
Os dados nacionais dos preços ao consumidor de setembro serão divulgados em 21 de outubro.