Precisamos remunerar a preservação de recursos naturais, defende Guedes
Ministro diz que país vai tributar a poluição e que haverá prêmios para empresas que estimulem inovação tecnológica para descarbonização mundial
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil passará a remunerar indústrias e empresas que preservam recursos naturais. Ao mesmo tempo, o país vai tributar a poluição. Também haverá prêmios para empresas que estimulem inovação tecnológica para descarbonização mundial.
“Vamos sim tributar a poluição e premiar as inovações. Mas até ai estamos falando dos países do 1º mundo, os grandes poluidores e os grandes inovadores. Agora, vamos também premiar a preservação de recursos naturais”, disse ao explicar solução desenhada junto à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para os problemas climáticos.
Segundo Guedes, o pagamento por serviços ambientais tem potencial de movimentar US$ 100 bilhões por ano no mundo. “(Dentro disso), estima-se que o Brasil estará entre 15% e 20% pelo menos”, afirmou.
O ministro participou, nesta quarta-feira (18), de evento sobre o mercado global de carbono, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.