Powell se tornará chefe interino do Fed enquanto aguarda decisão do Senado dos EUA
Caso aprovado pelo Senado americano, Jerome Powell dará seguimento ao segundo mandato à frente do Federal Reserve
Jerome Powell se tornará chefe interino do Federal Reserve (Fed) no sábado (5), garantindo a continuidade da liderança no banco central norte-americano enquanto sua renomeação pelo presidente dos EUA, Joe Biden, aguarda decisão do Senado americano.
“O Conselho do Federal Reserve nomeou nesta sexta-feira Jerome H. Powell como presidente temporário, aguardando a confirmação do Senado para um segundo mandato como presidente do Conselho de Diretores”, disse o Fed em comunicado nesta sexta-feira.
“A medida, a partir de 5 de fevereiro, permite que ele continue exercendo suas funções após o término de seu mandato no mesmo dia e enquanto o processo de confirmação estiver em andamento.”
Uma votação no Comitê Bancário do Senado sobre a renomeação de Powell e de quatro outros indicados ao banco central está marcada para 15 de fevereiro. O Plenário do Senado americano deve considerar as indicações em algum momento depois disso.
A última vez que o mandato de um líder do Fed expirou antes que o Senado confirmasse um novo período foi em 1996. Alan Greenspan atuou como presidente temporário do Fed de 3 de março a 20 de junho.
Jerome Powell começou seu mandato de quatro anos como chefe do Fed em 5 de fevereiro de 2018. Biden anunciou sua renomeação em novembro e, em audiência em janeiro, membros republicanos e democratas do Comitê Bancário do Senado disseram que apoiariam mais um mandato seu.
Powell continua no comando da política monetária. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) separadamente o nomeou chair em sua reunião de janeiro, disse o Fed nesta sexta-feira (4).