PMI industrial dos EUA cai em janeiro ao menor nível em 15 meses, diz IHS Markit
Resultado ficou acima da previsão de 54,8 feita por analistas consultados pelo The Wall Street Journal e da leitura preliminar do dado
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos recuou de 57,7 em dezembro a 55,5 em janeiro, na leitura final feita pela IHS Markit e divulgada nesta terça-feira (1).
O resultado ficou acima da previsão de 54,8 feita por analistas consultados pelo The Wall Street Journal e da leitura preliminar do dado.
Ainda assim, o PMI industrial alcançou o nível mais baixo desde outubro de 2020, em meio à suavização de condições de demanda, além dos problemas de escassez de mão de obra e suprimentos, aponta a consultoria.
Economista-chefe de negócios na IHS Markit, Chris Williamson afirma, em nota, que o pico de casos da cepa Ômicron do coronavírus teve um duro impacto sobre a indústria manufatureira, “exacerbando os ventos contrários já existentes”.
“No entanto, o impacto geral da Omicron nas cadeias de suprimentos foi menos acentuado do que nas ondas de Covid anteriores, e as pressões sobre os preços das matérias-primas caíram à medida que a crise global da oferta parece estar melhorando”, ponderou.