Petrobras e Vale têm de acelerar esforços em transição energética, diz Silveira
Segundo ministro de Minas e Energia, as duas maiores empresas extrativistas do país têm de ser indutoras das mudanças na área verde para sinalizar ao mundo o compromisso do próprio Brasil
A petroleira Petrobras e a mineradora Vale precisam acelerar seus esforços para promover transição energética e dar o exemplo, afirmou à CNN o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Segundo ele, as duas maiores empresas extrativistas do país têm de ser indutoras das mudanças na área verde para sinalizar ao mundo o compromisso do próprio Brasil.
“Estou fazendo um chamado à responsabilidade de Vale e Petrobras, para que elas sejam mais socialmente corretas”, afirmou Silveira.
O ministro afirmou que a Vale, por exemplo, deveria acelerar a descarbonização da sua matriz de produção e também de transporte. Ele lembrou que a empresa tem 171 navios que transportam minério do Brasil para a Ásia.“A Vale pode contribuir mudando a sua matriz para etanol e hidrogênio verde”, afirma.
A mesma mensagem é direcionada à Petrobras, de acordo com Silveira. A empresa precisa investir em novas fronteiras de exploração de petróleo, mas intensificando o olhar para combustíveis verdes e fontes alternativas.
A CNN procurou a Vale a Petrobras e aguarda retorno.