Petrobras confirma redução de 1,4% no preço do gás natural a partir de novembro
Petroleira justifica decisão por queda do valor do petróleo e apreciação do câmbio
A Petrobras confirmou nesta terça-feira (15) a redução de 1,41% do gás vendido às distribuidoras a partir de 1º de novembro. A informação já havia sido adiantada na segunda (14) pelo diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da petroleira, Mauricio Tolmasquim.
Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam a variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.
Para o trimestre que inicia em novembro, a referência do petróleo caiu 7,43% e o câmbio teve apreciação de 5,45%, segundo a estatal.
Em nota, a companhia indicou que o preço do gás acumula uma queda de 18% desde dezembro de 2022, podendo chegar a 20% de redução considerando o prêmio por performance aprovado e divulgado em maio de 2024.
Além disso, a Petrobras irá oferecer um preço mais de 10% inferior aos preços atuais para consumos acima do compromisso mínimo aos clientes contratados.
Já o preço que chega ao consumidor final depende também do custo de transporte e portfólio de cada distribuidora, assim como das tarifas federais e estaduais.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
*Sob supervisão de Gabriel Bosa