Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Parlamentares do Reino Unido lançam inquérito sobre independência do BoE

    Comitê de Assuntos Econômicos da Câmara dos Lordes disse que o inquérito não revisaria as decisões políticas, mas que iria examinar o papel e as atribuições do Banco da Inglaterra

    Da Reuters

    Parlamentares britânicos abriram um inquérito, nesta sexta-feira (3), de revisão da independência do Banco da Inglaterra (BoE). No ano passado, alguns parlamentares já pareciam desafiar a independência do baco central durante o breve mandato da ex-primeira-ministra Liz Truss.

    O Comitê de Assuntos Econômicos (EAC, na sigla em inglês) da Câmara dos Lordes disse que o inquérito não revisaria as decisões políticas, mas que iria examinar o papel e as atribuições do BoE, bem como suas estruturas de governança e responsabilidade.

    Liz Truss disse durante sua campanha para a liderança do Partido Conservador no ano passado que planejava realizar uma revisão no BoE. Uma das partidárias de Truss, Suella Braverman, que agora é ministra do Interior do Reino Unido, disse que a revisão consideraria a independência do banco central.

    Truss renunciou com menos de dois meses de mandato, após suas políticas econômicas provocarem o caos no mercado financeiro. Nenhuma revisão governamental do BoE foi realizada.

    Em 2021, o EAC concluiu, como parte de uma revisão da flexibilização quantitativa, que a escala das compras de dívida do governo pelo BoE durante a pandemia de Covid-19 “começou a corroer a percepção de que o Banco agiu de forma totalmente independente de considerações políticas”.

    O comitê disse que buscaria opiniões sobre questões, incluindo a relação entre o BoE e o ministério das finanças da Grã-Bretanha, se os nomeados para os principais comitês tinham o tipo certo de conhecimento e a clareza das comunicações do BoE.

    O ex-governador do BoE Mervyn King e o principal funcionário público do Tesouro entre 1998 e 2002, Andrew Turnbull, estão entre os membros da EAC.

    O BoE obteve independência na definição de política monetária em 1997. A legislação que estabelece esses poderes foi promulgada em 1998, tornando este ano o 25º aniversário da lei.

    Tópicos