Parece ‘malandragem’ dos chineses, diz Xico Graziano sobre frango com Covid-19
Engenheiro agrônomo ressalta que por menor que seja, incidentes como esse devem ser rapidamente esclarecidos para que não afete o comércio Brasil-China
A cidade chinesa de Shenzhen anunciou nesta quinta-feira (13) que identificou em uma embalagem de frango brasileiro traços de coronavírus na embalagem, ligando sinal de alerta nas exportações de carne do Brasil para a China. Porém para o engenheiro agrônomo Xico Graziano, a notícia não passa de uma “malandragem”.
“Pelo que se pude apurar, organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e estudiosos ligados à exportação, não acreditaram muito na história de que encontraram traços de novo coronavírus nessa mercadoria,” diz Graziano.
Leia também
Carne de frango contaminada na China leva a temor sobre BRF e faz ação cair 8%
Soro com anticorpos de cavalos não deve ser vendido em farmácias, diz instituto
Caso de carne contaminada não deve levar a suspensão ampla, diz especialista
“Encontraram em um ou duas embalagens com traços da doença, ninguém sabe ao certo. Além de tudo, fizeram o teste através de um diagnóstico molecular, que não é apropriado para detectar vírus. Isso parece uma boa malandragem dos chineses.”
Ele ressalta que por menor que seja, incidentes como esse devem ser rapidamente esclarecidos para que não afete o comércio Brasil-China, já que o país asiático é responsável pela compra de 19% do frango brasileiro.
(Edição de Diego Freire)