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    Os rumos do varejo em um mundo cada vez mais digital

    NRF 2024 debate novo papel das lojas físicas para o setor

    Marcelo Tripoli

    Nova York

    O NRF 2024, maior evento global de varejo, começou no domingo (14) e vai até esta terça-feira (16) na cidade de Nova York. O encontro, que reúne os principais nomes do setor, compartilha tendências para a indústria que não só impulsionam a economia dos EUA, mas também a do Brasil.

    Para o quadro CNN Inovvation no PrimeTime, comento as principais discussões e inovações do evento, entre elas a dinâmica entre o varejo físico e digital — um tema quente no gelado clima que me encontrava na cidade sede deste ano.

    O questionamento que presenciei nas palestras foi a do papel da loja física em um mundo cada vez mais digital. O Lee Peterson, vice-presidente executivo da WD Partners, argumentou que dois entre três americanos preferem comprar coisas utilitárias e funcionais pela internet, devido à facilidade, conveniência e preço, segundo pesquisa.

    Mas, a loja física possui alguns componentes que funcionam de uma maneira mais atrativa quando se trata de descobrir um novo produto e de ter uma experiência melhor.

    Diversos varejos colocam um café na loja e uma música para construir uma vivência — ou uma “vibe sensorial”, como Peterson chamou, que diferencia muito a experiência da loja física para a digital.

    Ou seja, a loja presencial tem seu papel como programa de divertimento, e para isso tem que fugir do papel já assumido pela compra online — simples prateleiras com produtos prontos a escolha do consumidor.

    As tendências, principalmente ligadas à inteligência artificial (IA), vêm em peso para aprimorar alguns processos que geram fricção, como o pagamento no caixa e nas lojas que as pessoas comparecem para ver seus produtos desejados com seus próprios olhos.

    O encantamento do consumidor é umas das apostas dos varejistas, que Peterson cita quando fala das Flagship Store (Lojas Conceito, tradução do inglês), as quais fazem o consumidor sair da sua casa e visitá-las — já presentes no Brasil.

    Isso, certamente, revigora o varejo e deixa o setor mais forte.