Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oriente Médio é a região que mais exporta petróleo no mundo, afirma presidente do IBP à CNN

    Roberto Ardenghy. do Instituto Brasileiro de Petróleo, destaca a importância da região como maior exportadora de petróleo do mundo e os efeitos no mercado internacional

    Da CNN

    O conflito no Oriente Médio está causando impactos significativos no mercado internacional de petróleo, com reflexos potenciais nos preços dos combustíveis no Brasil.

    Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), em entrevista ao Bastidores CNN, explicou as implicações da escalada do conflito na região para o setor petrolífero global e nacional.

    Segundo Ardenghy, o Oriente Médio é a maior região produtora e exportadora de petróleo do mundo, o que torna o mercado extremamente sensível a conflitos na área.

    “Mais uma vez, o Oriente Médio nos dá essa informação de que há um conflito agora mais generalizado do que foi em outros momentos, com a entrada do Irã, o ataque do Irã nesses últimos dois dias”, afirmou o presidente do IBP.

    Impacto no mercado internacional

    A escalada militar na região tem causado nervosismo no mercado, resultando em flutuações nos preços do petróleo.

    Ardenghy destacou que países como Arábia Saudita e Iraque são importantes produtores e exportadores de petróleo e gás natural, o que explica a sensibilidade do mercado aos eventos na região.

    Embora outros países, como Estados Unidos e Canadá, também sejam grandes produtores de petróleo, eles utilizam a maior parte de sua produção para consumo interno. Isso faz com que o mercado internacional dependa fortemente do fornecimento proveniente do Oriente Médio.

    Efeitos no Brasil

    Quanto aos reflexos no Brasil, Ardenghy mencionou que o país pode sentir os efeitos das oscilações do mercado internacional.

    A Petrobras, como empresa de capital aberto que segue as tendências globais, pode ser afetada por essas variações.

    O presidente do IBP ressaltou a importância de monitorar de perto a situação, pois os desdobramentos do conflito no Oriente Médio podem influenciar diretamente os preços dos combustíveis para o consumidor brasileiro.

    A volatilidade do mercado internacional de petróleo continua sendo um fator crucial para a determinação dos preços domésticos dos combustíveis fósseis.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos