Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ONS prevê aumento nos reservatórios para o mês de outubro

    Operador estima também uma diminuição na carga do Sistema Integrado Nacional (SIN)

    Elis BarretoLucas Janoneda CNN , no Rio de Janeiro

    O informe semanal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado nesta sexta-feira (22), prevê uma melhora no nível dos reservatórios das hidrelétricas dos subsistemas do Sistema Integrado Nacional (SIN), que engloba todas as regiões brasileiras. O boletim é uma previsão para a próxima semana operativa, que vai de 23 a 29 de outubro.

    O destaque positivo ficou pelo subsistema Sul, com aumento de 15,7% na previsão do volume dos reservatórios para o fim de outubro. De acordo com o ONS, as usinas da região devem terminar o mês com nível de 44,3%, frente aos 28,6% previstos na última semana.

    Já a região Sudeste/Centro-Oeste deve terminar o mês com 17,8% do volume, uma melhora de 1%, se comparado aos 16,7% do volume de setembro. No Norte e no Nordeste, os reservatórios deverão alcançar 46,6% e 36,2% da sua capacidade, respectivamente, até o último dia de outubro.

    Segundo o boletim do ONS, a alta nos níveis dos reservatórios está relacionada à maior expectativa de chuvas para todos os quatro subsistemas. O destaque para a evolução das afluências ficou para as usinas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste, subsistema responsável por cerca de 70% da geração de energia do Brasil.

    “Na próxima semana operativa o avanço de uma nova frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, associada à umidade vinda da Amazônia, provoca precipitação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no centro-sul da Bahia”, destaca um trecho do informe.

    A previsão de carga energética sofreu uma queda em outubro, influenciada pelas temperaturas amenas. Nesse período, as pessoas tendem a usar menos itens como o ar-condicionado e o chuveiro elétrico, que consomem muita energia. Segundo o ONS, a demanda energética deve cair 3,8% no Brasil em outubro deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2020. A expectativa para este ano é que os brasileiros consumam 68 mil Megawatts em outubro.

    Tópicos