Onda de calor leva China a registrar recorde de produção de energia elétrica
Geração total de eletricidade foi de 4,09 bilhões de quilowatts-hora (kWh) na segunda-feira
A China Energy Investment Corporation, uma das maiores geradoras de energia movida a carvão do mundo, disse que o volume de eletricidade que produziu na segunda-feira atingiu um recorde diário na China, enquanto o país enfrenta uma grande onda de calor.
A estatal registrou geração total de eletricidade de 4,09 bilhões de quilowatts-hora (kWh) na segunda, um aumento de 210 milhões de kWh em relação ao dia anterior, segundo comunicado divulgado na terça-feira.
Excedeu o recorde anterior em 40 milhões de kWh, acrescentou, sem especificar quando esse marco foi alcançado. Um quilowatt-hora é a energia usada para deixar uma lâmpada de 40 watts acesa por 24 horas.
“Devido às altas temperaturas contínuas, a carga de eletricidade em muitas partes do país continua a aumentar”, disse a China Energy.
“A maior carga nas províncias do sul e leste da China atingiu repetidamente novos patamares, e a situação de oferta e demanda de energia em algumas áreas é grave.”
A China foi atingida por ondas de calor por semanas, que as autoridades disseram ter chegado no início deste ano e foram mais generalizadas e extremas do que nos anos anteriores.
Na semana passada, autoridades disseram que o país bateu seu próprio recorde de número de dias quentes em seis meses.
Pequim, a capital, pode estar enfrentando um de seus verões mais quentes já registrados, com temperaturas subindo acima de 40 graus Celsius nos últimos dias.
A China Energy não disse se um aumento na demanda por ar condicionado está por trás da geração recorde de energia. A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Pessoas de todo o mundo estão ligando seus aparelhos de ar-condicionado enquanto tentam se refrescar. Mas quanto mais eles se voltam para seus condicionadores de ar, mais quente o mundo fica.
À medida que suas necessidades crescem, a China vem acelerando a produção de energia sustentável.
Atualmente, o país está a caminho de dobrar sua capacidade de energia eólica e solar e atingir suas metas de energia limpa para 2030 cinco anos antes, segundo um relatório de junho.
Espera-se que a economia produza 1.200 gigawatts de energia solar e eólica até 2025 se todas as usinas em potencial forem construídas e comissionadas, de acordo com o estudo da organização sem fins lucrativos Global Energy Monitor.