Nos EUA, criação de empregos no setor privado cresce o dobro do esperado em outubro
Empregadores não governamentais criaram 233 mil empregos em outubro, uma forte aceleração em relação ao aumento líquido de 159 mil relatado em setembro
Greves trabalhistas em andamento e furacões consecutivos não foram suficientes para derrubar o forte mercado de trabalho dos EUA: as contratações no setor privado superaram as expectativas em outubro, informou a processadora de folha de pagamento ADP na quarta-feira (30).
Empregadores não governamentais criaram 233 mil empregos em outubro, uma forte aceleração em relação ao aumento líquido de 159 mil relatado em setembro, de acordo com o último Relatório Nacional de Emprego da ADP.
A expectativa era de que os ganhos de emprego caíssem em outubro não apenas por causa da desaceleração contínua no mercado de trabalho, mas também porque os dados do mês seriam influenciados por três grandes eventos e seus efeitos colaterais: a greve dos maquinistas da Boeing, o furacão Helene e o furacão Milton.
“Mesmo em meio à recuperação do furacão, o crescimento do emprego foi forte em outubro”, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP, em uma declaração. “À medida que encerramos o ano, a contratação nos EUA está se mostrando robusta e amplamente resiliente.”
Os ganhos de quarta-feira reduziram as expectativas dos economistas de que o crescimento do emprego diminuiria para apenas 108 mil empregos, em relação à estimativa inicial de 143 mil, mostram estimativas da FactSet.
Embora as tabulações da ADP nem sempre se correlacionem com o relatório oficial de empregos do Departamento do Trabalho, às vezes são vistas como um proxy para a atividade geral de contratação.
Como tal, o relatório da ADP de quarta-feira forneceu uma das visões mais completas até o momento sobre até que ponto esses choques temporários podem, em última análise, distorcer o relatório seminal de empregos, que está programado para ser divulgado na sexta-feira (1) de manhã.
Economistas esperam que o relatório federal de empregos mostre um aumento de 120 mil empregos, o que seria menos da metade dos fortes ganhos de 254 mil estimados em setembro, de acordo com a FactSet.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!