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    Nielsen aceita oferta de US$ 10 bilhões de grupo liderado por Brookfield

    Empresa de pesquisa de mercado havia rejeitado uma oferta de US$ 25,40 por ação que havia sido feita pelo grupo

    Nivedita Balu e Eva Mathewsda Reuters

    A Nielsen fechará o capital por US$ 10,06 bilhões, após um grupo de empresas de investimentos liderado pela Brookfield Asset Management elevar uma proposta rejeitada dias antes.

    A companhia aceitou oferta US$ 28 por ação, disse a Nielsen nesta terça-feira, um prêmio de 60% ante meados de março, quando as negociações vieram a público pela primeira vez. As ações da Nielsen saltavam cerca de 20% por volta das 12h45 (horário de Brasília).

    Mais cedo neste mês, a Nielsen rejeitou uma oferta de US$ 25,40 por ação que havia sido feita pelo grupo. A proposta foi liderada pela Brookfield e pela unidade de private equity da Elliott Management, disse uma pessoa a par do assunto nesta terça-feira.

    A Nielsen consolida dados de audiência em TV, rádio e plataformas digitais, que são usados por empresas, como anunciantes, para determinar o horário nobre. A empresa, entretanto, está sob pressão, à medida que mais clientes de TV a cabo migram para serviços de streaming de conteúdo.

    Como companhia privada, a Nielsen estará melhor posicionada para fornecer métricas de comportamento dos consumidores em todos os canais e plataformas, disse Dave Gregory, sócio-gerente da Brookfield Business Partners, que está investindo cerca de 2,65 bilhões de dólares em ações preferenciais da Nielsen.

    A transação deve ser concluída no segundo semestre deste ano e é avaliada em 16 bilhões de dólares, incluindo dívida.

    A investidora ativista Elliott havia pressionado a Nielsen para uma venda em 2018, forçando a empresa de pesquisa de mercado a considerar uma divisão em duas empresas de capital aberto no ano seguinte.

    Mas o plano foi descartado em 2020, quando a Nielsen decidiu vender sua unidade de dados de bens de consumo por 2,7 bilhões de dólares para elevar o foco nos negócios de mídia.

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