Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    ‘Não precisamos derrubar o país antes das eleições’, diz Guedes

    Na avaliação do ministro, é preciso focar os esforços no combate à pandemia e na recuperação econômica

    Anna Russido CNN Brasil Business , em Brasília

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender uma trégua dos excessos cometidos por atores políticos em meio a uma tensão entre os três Poderes da República. Na avaliação dele, é preciso focar os esforços no combate à pandemia e na recuperação econômica e esperar o início da corrida eleitoral para uma “guerra de poderes contra poderes”.

    “É um acerto de contas antes da hora marcada. As eleições estão chegando, mas não precisamos derrubar o país antes das eleições”, disse durante participação virtual em audiência da Comissão Temporária de Covid-19 do Senado nesta quinta-feira (26).

    “Tem toda uma agenda de bem-estar da população brasileira que tem que andar. Se ficarmos em guerra, poderes contra poderes, fazendo apurações antes de acabar o combate à pandemia. Isso gera uma certa dissipação de esforços”, completou.

    Ainda assim, o ministro defendeu que o barulho político faz parte do avanço da democracia e que a reação de instituições em relação ao excesso de alguns atores pode ser considerado um “aperfeiçoamento”.

    Por outro lado, Guedes também admitiu que a guerra política é um dos fatores que piora a pressão sobre preços de combustíveis, além da alta de commodities e dos impostos estaduais.

    “Na raiz do problema de combustíveis está a alta dos preços internacionais (commodities). Depois, a própria guerra política interna, antecipação da campanha. Isso mantém o dólar sob pressão e é o segundo fator de alta dos combustíveis”, explicou.

    Tópicos