Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Na onda de concorrentes, Honda promete aumentar produção de veículos elétricos

    Empresa disse que "se esforçará" para vender apenas veículos elétricos até 2040 em seus três principais mercados

    Chris Isidore,do CNN Business

     

    A Honda se tornou a mais nova montadora a prometer um futuro livre de emissões. Em sua primeira entrevista coletiva como CEO, Toshihiro Mibe disse na sexta-feira (23) que a empresa “se esforçará” para vender apenas veículos elétricos até 2040 nos três principais mercados que a marca atua — América do Norte, China e Japão.

    Embora a Honda não seja tão relevante no mercado automotivo europeu, pode haver um crescimento da atuação da montadora por lá, graças as regras ambientais mais rígidas na Europa, que obrigam a vender apenas veículos livres de emissões. Isso inclusive pode facilitar as metas de venderem 40% dos veículos livres de emissões até 2030 e 80% até 2035 em todo o mundo, conforme divulgaram hoje.

     

    A decisão da Honda veio após um anúncio da General Motors em janeiro, onde a GM disse ter a “aspiração” de vender apenas carros livres de emissões até 2035. A Ford e Volvo também divulgaram datas: a primeira disse que planeja vender apenas carros livres de emissões na Europa até 2030 e a segunda disse em março que planeja se tornar totalmente elétrica em todo o mundo até 2030.

    Praticamente todas as montadoras estão aumentando seus planos de produção de veículos elétricos para atender às regulamentações ambientais cada vez mais rígidas. O presidente Joe Biden anunciou esta semana uma nova meta: até 2030, os Estados Unidos reduzirão as emissões dos gases de efeito estufa entre 50% a 52% abaixo dos níveis de emissão de 2005.

    Vários governos anunciaram regras que exigiriam híbridos plug-in ou carros livres de emissões em várias datas no futuro. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, assinou uma ordem executiva exigindo que apenas carros livres de emissões sejam vendidos por lá até 2035.

    Além das medidas governamentais, a demanda por veículos elétricos por consumidores está aumentando à medida que os automóveis livres de emissões de carbono vão se tornando cada vez mais baratos, tanto para o consumidor como para a montadora. Como os carros elétricos têm menos peças do que os veículos movidos a gás, acabam sendo mais baratos para construir, já que exigem menos mão de obra.

     

    Alguns podem encarar a intenção das montadoras em fazerem apenas veículos livres de emissões como algo “vazio”, mas empresas que prometem trabalhar em direção a um futuro “neutro em carbono” tiveram um desempenho melhor no mercado de ações.

    Segundo uma análise do Bank of America, as ações de empresas que fizeram promessas sobre a diminuição de emissão de carbono ficaram mais alto do que as empresas que se omitiram. As ações da Honda ficaram ligeiramente mais altas após o anúncio na sexta-feira (23), para citar um exemplo.

    Honda segue ofertas de EV de outras montadoras 

    No entanto, a Honda terá que se esforçar para alcançar outras montadoras tradicionais, que já têm uma oferta muito mais ampla de EVs (automóveis elétricos e híbridos). Ela inclusive não tem um EV “puro” à venda na América do Norte.

    Uma das grandes montadoras que ainda não definiu uma data definitiva para a conversão é a Volkswagen. Ano passado ela vendeu 231.600 de carros elétricos em 2020, mas isso representa menos de 3% das vendas globais, que gira em torno de 9,3 milhões de veículos.

     

    Apesar de não divulgarem uma data correta, a Volkswagen disse que planeja ser completamente neutra em carbono até 2050. Para isso está investindo US$ 42 bilhões em veículos elétricos. A meta é vender 2 milhões de veículos elétricos por ano até 2025.

    Isso pode permitir que ela ultrapasse a Tesla, montadora líder em EVs, que vendeu 500 mil carros no ano passado. Vale ressaltar que, em alguns mercados europeus como a Noruega (o único país onde a maioria das vendas de carros foram de EVs), a Volkswagen ultrapassou a Tesla.

    (Texto traduzido. Clique aqui para ler o original)

     

    Tópicos