Movimentação de cargas nos portos brasileiros cresce 1,64% no 1° trimestre, diz Antaq
Circularam pelos portos brasileiros 279,5 milhões de toneladas em mercadorias de janeiro a março; quase um terço foi minério
A movimentação de cargas nos portos brasileiros cresceu 1,64% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Foram movimentadas 279,5 milhões de toneladas em mercadorias pelos portos entre janeiro e março. Quase um terço disso refere-se ao transporte de minério.
Outras cargas de destaque no primeiro trimestre foram o milho, que movimentou 8,9 milhões de toneladas (crescimento de 155%); farelo de soja, com 4,5 milhões de toneladas movimentadas (aumento de 4%); e petróleo, com 48,9 milhões de toneladas (alta de 11%).
Para o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, a tendência é positiva. “A agência vem concentrando esforços na condução das licitações para arrendamentos e concessões portuárias”, disse Nery.
“Entendemos que os números apresentados pelo estatístico aquaviário de movimentação, tanto nos portos públicos quanto nos terminais de uso privado, são reflexos também desse trabalho”, acrescentou.