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    Após polêmica nos EUA, M&M’S fará pausa na polarização de “porta-vozes doces”

    Marca chegou a se posicionar afirmando que "até mesmo os sapatos de um doce podem ser polarizadores"; entenda

    Danielle Wiener-Bronnerdo CNN Business*

    Depois de causar indignação ao renovar o Green M&M e lançar uma sacola especial com seu novo personagem roxo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a M&M’S diz que está dando um passo para trás em relação a seus representantes de doces – mais ou menos.

    “No ano passado, fizemos algumas mudanças em nossos amados porta-vozes”, disse a marca de chocolate em comunicado na segunda-feira (23). “Não tínhamos certeza se alguém notaria. E definitivamente não achamos que isso iria quebrar a internet.”

    A marca acrescentou que as mudanças foram tão polarizadoras que “decidimos fazer uma pausa indefinida nos porta-vozes”. A Mars escolheu a comediante e atriz Maya Rudolph para representar o produto.

    “Estamos confiantes de que Rudolph defenderá o poder da diversão para criar um mundo onde todos se sintam pertencentes”, disse a M&M’S, de propriedade da Mars, em um comunicado na segunda-feira.

    A parceria com a Rudolph está “em andamento há algum tempo”, disse Gabrielle Wesley, diretora de marketing da Mars Wrigley North America, em comunicado enviado por e-mail à CNN.

    “Existem muitas histórias por aí, mas deixe-me dizer conclusivamente que esta decisão não é uma reação, mas sim um apoio à nossa marca M&M’S”, disse Wesley. “O elenco colorido original dos porta-vozes da M&M’S está, no momento, perseguindo outras paixões pessoais.”

    Isso não significa que a marca está abandonando os personagens doces: “Vamos compartilhar mais sobre as novas atividades dos porta-vozes nas próximas semanas”, disse um porta-voz à CNN.

    Rudolph aparecerá em um comercial do Super Bowl da M&M. A Mars anunciou em dezembro que veicularia um anúncio durante o jogo. Alguns adivinharam imediatamente que o anúncio fazia parte de uma campanha do Super Bowl, enquanto outros criticaram a marca por ceder à pressão. Até Merriam Webster opinou, tuitando que “spokescandies” [uma junção das palavras “porta-voz” e “doce” em inglês] não está no dicionário.

    A polêmica

    No ano passado, a M&M’S revelou um novo visual para todos os seus personagens de chocolate antropomorfizados para torná-los mais relevantes para os consumidores jovens.

    A maioria das atualizações foram sutis. Mas a mudança nos sapatos de Green, de botas de cano alto para tênis, causou indignação nas redes sociais, com muitos lamentando a perda do visual característico do personagem.

    Uma petição para “manter o M&M verde sexy” reuniu mais de 20.000 assinaturas. A M&M’S não atendeu ao apelo, mas observou em seu comunicado na segunda-feira que “até mesmo os sapatos de um doce podem ser polarizadores”, acrescentando que “era a última coisa que a M&M’S queria, já que nosso objetivo é unir as pessoas”.

    Personagem ‘Green’ da marca de chocolates M&Ms / Unsplash

    E então, em setembro, a M&M’S anunciou outra mudança: uma nova personagem feminina, Purple, estava se juntando ao portfólio em outro esforço para tornar o grupo de porta-vozes mais inclusivo.

    O roxo foi recentemente implantado como parte de um pacote de edição limitada de M&M’S roxo, marrom e verde – as cores dos porta-vozes femininos – em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

    Esse último movimento gerou outra rodada de críticas.

    “Se é disso que você precisa para validação, um M&M que é a cor que você acha que está associada ao feminismo, então estou preocupada com você”, disse Martha MacCallum, âncora da Fox News, acrescentando que o movimento encorajou a China.

    “Acho que isso faz a China dizer: ‘Oh, bom, continue focando nisso. Continue focando em dar às pessoas sua própria cor de M&M’S enquanto assumimos o controle de todos os depósitos minerais do mundo inteiro.'” Um gráfico em um programa da Fox até chamou o doce de “acordado”.

    Jane Hwang, vice-presidente global da M&M’S, disse anteriormente à CNN que a reação à mudança de Green foi “sem precedentes” e que “ficamos incrivelmente impressionados”.

    Mas, ela disse na época, “agora sabemos com certeza que o M&M’S é um ícone cultural”.

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