Ministros de finanças discutirão dívida, criptomoeda e inflação em evento do G20 na Índia
Presidência do G20 nas mãos da Índia ocorre em momento em que seus vizinhos do sul da Ásia buscam um resgate do FMI devido à desaceleração econômica causada pela pandemia da Covid-19 e pela Guerra da Ucrânia
Os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 discutirão problemas de dívida em economias em desenvolvimento, criptomoedas e pressões inflacionárias globais em cúpula que começa nesta semana, na Índia.
A reunião, marcada para os dias 22 a 25 de fevereiro no retiro de verão de Nandi Hills, perto de Bengaluru, na Índia, será o primeiro grande evento da presidência indiana do G20. Também ficará marcada pelo aniversário de um ano da invasão da Ucrânia pela Rússia e, por isso, a guerra provavelmente estará no topo da agenda.
Desbloquear a reestruturação da dívida para economias em dificuldades e aumentar a ajuda para a Ucrânia são temas que devem ter destaque na cúpula. Além disso, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, também deve pressionar a China a “realizar rapidamente” o alívio da dívida para países de baixa e média renda.
A presidência do G20 nas mãos da Índia ocorre em um momento em que seus vizinhos do sul da Ásia, Sri Lanka, Bangladesh e Paquistão, buscam um resgate do Fundo Monetário Internacional (FMI) devido à desaceleração econômica causada pela pandemia da Covid-19 e pela Guerra da Ucrânia.
A Reuters informou na semana passada que a Índia está esboçando uma proposta para os países do G20 para ajudar as nações devedoras, pedindo aos credores, incluindo a China, o maior credor soberano do mundo, que reduzam os empréstimos.
(Reportagem de Sarita Chaganti Singh, Shivangi Acharya e Aftab Ahmed)