Ministro da Fazenda precisa ser indicado para estabilizar mercado, diz Sergio Vale
Em entrevista nesta quinta-feira, o comentarista da CNN avaliou que, enquanto um nome para a principal pasta econômica não for indicado, instabilidade deve prevalecer
Em entrevista à CNN, o economista Sergio Vale avaliou que a indicação de um nome à frente do Ministério da Fazenda é urgente para “estabilizar mercados” e encaminhar o alinhamento da política fiscal do próximo governo.
“Nós precisamos ter esse nome logo para que ele possa dar os primeiros passos em direção ao que vai ser a política fiscal a partir do ano que vem. Um ponto de dificuldade nessa história toda é que essa PEC do Estouro está sendo discutida sem a interferência da própria equipe de transição, que foi alocada pelo presidente eleito logo após a eleição”, avaliou Vale ao Visão CNN desta quinta-feira (17).
“Isso coloca um ruído muito grande entre o que vai ser aprovado de medida fiscal e como isso vai ser aceito pelo próximo ministro. Cada vez mais que a gente atrasa essa decisão, mais difícil vai ficar para o futuro ministro, que vai ter que lidar com uma PEC que ele não mexeu. Isso é muito complicado. Tem que ter essa rapidez para escolher logo esse nome para conseguirmos lidar melhor com a PEC.”
Vale ainda destacou que a escolha de um nome para a principal pasta da economia, e a consequente sinalização de qual será o desenho da regra fiscal futura, é uma forma de estabilizar os mercados.
“Lula gosta de formar uma equipe meio termo, entre direita e esquerda. É difícil imaginar que teremos dois ministros, na Fazenda e no Planejamento, que sejam igualmente ortodoxos ou heterodoxos. A questão toda é que esse nome precisa ser indicado logo, idealmente até o final do mês.”
Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.