Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Milei anuncia 1º superávit fiscal trimestral da Argentina desde 2008

    Em pronunciamento à nação, o presidente disse que o excedente fiscal financeiro foi de cerca de 275 bilhões de pesos em março

    Presidente eleito da Argentina Javier Milei discursa em Buenos Aires
    Presidente eleito da Argentina Javier Milei discursa em Buenos Aires 19/11/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

    Da CNN

    São Paulo

    O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou na segunda-feira (22), que o governo registrou seu terceiro superávit mensal consecutivo. Em pronunciamento à nação, o presidente disse que o excedente fiscal financeiro foi de cerca de 275 bilhões de pesos em março.

    Durante sua fala, Milei afirmou que o resultado alcançado representa 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no período, sendo o primeiro superavit trimestral desde 2008.

    “Um marco que deve deixar todos nós orgulhosos como país, em particular, dada a herança que herdamos. […] O excedente fiscal, que parece simplesmente uma definição técnica, que não faz diferença na vida dos argentinos não é, nem mais e nem menos, do que o único ponto de partida para terminar de uma vez com o inferno inflacionário que vive a Argentina”, disse Milei.

    O dado vem na esteira da desaceleração da inflação registrada em março. No mês passado, a inflação argentina caiu para 11%, ante alta de 13,2% em fevereiro. O terceiro mês seguido de queda após a variação mensal ter alcançado 25,5% em dezembro.

    Nos últimos 12 meses, porém, o indicador manteve trajetória de alta e bateu 287,9%, o maior valor em décadas.

    *publicado por Pedro Zanatta, da CNN, com informações da Agência Estado.