Mesmo com alta no IPCA, Haddad diz que inflação deve ficar dentro da meta
Alvo do governo é de 3%, com tolerância de 1,5% para mais ou para menos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que a inflação de 2024 deve ficar dentro da meta. O alvo do governo é de 3%, com tolerância de 1,5% para mais ou para menos.
De acordo com Haddad, a estiagem ainda é fator de preocupação e vem impactando principalmente os alimentos e energia.
“Nós ainda estamos preocupados com a questão da seca, tanto em relação à energia quanto em relação a alimentos, embora os núcleos tenham apontado uma variação superior à esperada”, pontuou.
“Mas, se lembrarmos que o mês passado aconteceu exatamente o oposto, no acumulado do ano, nós estamos entendendo que a inflação deve ficar dentro da meta e, do meu ponto de vista, tem mais a ver com a questão do câmbio e da seca do que propriamente com algum impulso maior nos preços reiterados”, afirmou ao deixar uma reunião em Washington.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA 15 – sondagem feita a cada duas semanas), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou aceleração de 0,54% em outubro, segundo os dados divulgados nesta quinta.
Nos 12 meses até outubro o IPCA-15 acumulou avanço de 4,47%, de 4,12% no mês anterior, o que a deixa praticamente no teto do objetivo para a inflação.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!